Vem ai: 2º Seminário de Saúde Pública de Qualidade do Juntos!
887093_428328707255009_775254926_o

Vem ai: 2º Seminário de Saúde Pública de Qualidade do Juntos!

E para reafirmar a luta contra a privatização da saúde com mais estudantes e profissionais, fazemos o convite para nosso II Seminário de Saúde Pública de Qualidade, que será realizado no dia 16 de março com início às 13hs no auditório da UEPA Campus II (CCBS)

Diego Silva 8 mar 2013, 17:34

*Diego Silva

As medidas privatistas e ataques aos serviços públicos de saúde não param. Em especial aos Hospitais Universitários (HU’s), promovidos pelo governo federal desde o último mandato do governo Lula, com o discurso de reestruturação dos HU’s através do decreto que institui o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), onde é integrada como uma das medidas, a Empresa Brasileira de Hospitais Universitários (EBSERH).

Esta empresa é um duro golpe à autonomia universitária, aos direitos trabalhistas, ao ensino e pesquisa no HU’s, e ao Sistema Único de Saúde (SUS). A porta de entrada do hospital gerenciado por esta empresa não será mais prioritariamente a do SUS, surgirão outras gestões privadas que passarão a não ser somente complementar, quebrando uma das diretrizes do sistema. E um outro fato, tão importante quanto, é a participação social que será anulada quando implementada esta empresa, juridicamente, tornando-se inconstitucional.

Diversos sindicatos, entidades estudantis, executivas de curso, o Conselho Nacional de Saúde já repudiam a implementação desta empresa que já vem sendo aprovada em alguns conselhos universitários pelo Brasil, assim como, em outras tantas vem sendo barrada com a luta unificada de servidores, estudantes e usuários dos HU’s. No Pará, o setorial de saúde do Juntos! vem encabeçando a luta e discussões com as entidades estudantis com um único objetivo: Barrar a EBSERH e a privatização da Saúde!

Para além, pretendemos discutir o caos na saúde em Belém e no Estado do Pará para organizar a juventude e a população para reverter esse estado de calamidade, pressionando prefeitura, Governo e presidência, para investir adequadamente na qualificação profissional, na compra de equipamentos e ampliar o número de profissionais da saúde para atender a demanda da população com qualidade.

E para reafirmar a ideia com mais estudantes e profissionais, fazemos o convite para nosso II Seminário de Saúde Pública de Qualidade, que será realizado no dia 16 de março com início às 13hs no auditório da UEPA Campus II (CCBS), tendo a participação de Sandro Pimentel (FASUBRA, CONAES, SINTEST/RN,CONSUNI/RN), Bruno Lima (Enfermeiro, Estudante de Psicologia, Dr. Chiquinho (Médico, Vereador de Belém pelo PSOL) e Danilo Rezegue (Médico). Este ano teremos uma agradável novidade, o seminário terá transmissão ao vivo através de vídeo conferência para Santarém.

 

Estamos JUNTOS! em defesa dos HUs.

 

Programação

13hs – Mesa de Abertura

13:30hs – Painel: Reforma Sanitária e SUS – Danilo Rezegue; Dr Chiquinho

14:30hs – Mesa: EBSERH e Privatização da Saúde – Sandro Pimentel; Bruno Lima

16:30hs – Intervalo

16:45hs – GTs

17:45 – Socialização e encaminhamentos

 

Faça sua inscrição aqui:

https://docs.google.com/forms/d/1r1JPxAC5Wux3kgItTiv9hECZOil8xdaiu5ifcZnJoao/viewform

Com 8 horas de Carga Horária

 

*Estudante de Nutrição, DCE UFPA, Militante do Juntos!


Últimas notícias