Vem ai: 2º Seminário de Saúde Pública de Qualidade do Juntos!

08/mar/2013, 17h34

*Diego Silva

As medidas privatistas e ataques aos serviços públicos de saúde não param. Em especial aos Hospitais Universitários (HU’s), promovidos pelo governo federal desde o último mandato do governo Lula, com o discurso de reestruturação dos HU’s através do decreto que institui o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), onde é integrada como uma das medidas, a Empresa Brasileira de Hospitais Universitários (EBSERH).

Esta empresa é um duro golpe à autonomia universitária, aos direitos trabalhistas, ao ensino e pesquisa no HU’s, e ao Sistema Único de Saúde (SUS). A porta de entrada do hospital gerenciado por esta empresa não será mais prioritariamente a do SUS, surgirão outras gestões privadas que passarão a não ser somente complementar, quebrando uma das diretrizes do sistema. E um outro fato, tão importante quanto, é a participação social que será anulada quando implementada esta empresa, juridicamente, tornando-se inconstitucional.

Diversos sindicatos, entidades estudantis, executivas de curso, o Conselho Nacional de Saúde já repudiam a implementação desta empresa que já vem sendo aprovada em alguns conselhos universitários pelo Brasil, assim como, em outras tantas vem sendo barrada com a luta unificada de servidores, estudantes e usuários dos HU’s. No Pará, o setorial de saúde do Juntos! vem encabeçando a luta e discussões com as entidades estudantis com um único objetivo: Barrar a EBSERH e a privatização da Saúde!

Para além, pretendemos discutir o caos na saúde em Belém e no Estado do Pará para organizar a juventude e a população para reverter esse estado de calamidade, pressionando prefeitura, Governo e presidência, para investir adequadamente na qualificação profissional, na compra de equipamentos e ampliar o número de profissionais da saúde para atender a demanda da população com qualidade.

E para reafirmar a ideia com mais estudantes e profissionais, fazemos o convite para nosso II Seminário de Saúde Pública de Qualidade, que será realizado no dia 16 de março com início às 13hs no auditório da UEPA Campus II (CCBS), tendo a participação de Sandro Pimentel (FASUBRA, CONAES, SINTEST/RN,CONSUNI/RN), Bruno Lima (Enfermeiro, Estudante de Psicologia, Dr. Chiquinho (Médico, Vereador de Belém pelo PSOL) e Danilo Rezegue (Médico). Este ano teremos uma agradável novidade, o seminário terá transmissão ao vivo através de vídeo conferência para Santarém.

 

Estamos JUNTOS! em defesa dos HUs.

 

Programação

13hs – Mesa de Abertura

13:30hs – Painel: Reforma Sanitária e SUS – Danilo Rezegue; Dr Chiquinho

14:30hs – Mesa: EBSERH e Privatização da Saúde – Sandro Pimentel; Bruno Lima

16:30hs – Intervalo

16:45hs – GTs

17:45 – Socialização e encaminhamentos

 

Faça sua inscrição aqui:

https://docs.google.com/forms/d/1r1JPxAC5Wux3kgItTiv9hECZOil8xdaiu5ifcZnJoao/viewform

Com 8 horas de Carga Horária

 

*Estudante de Nutrição, DCE UFPA, Militante do Juntos!

Vem aí...

Acampamento Internacional das Juventudes em Luta: Rio de Janeiro, abril de 2017