A maré virando em todo Brasil: Oposição de Esquerda vence eleições do CONUNE na USP
oe 3

A maré virando em todo Brasil: Oposição de Esquerda vence eleições do CONUNE na USP

O Juntos! e a Oposição de Esquerda foram os grandes vencedores das eleições de delegados para o 53º Congresso da UNE (CONUNE) na Universidade de São Paulo!

Pedro Serrano 29 abr 2013, 14:03

* Pedro Serrano

oe 2 O Juntos! e a Oposição de Esquerda foram os grandes vencedores das eleições de delegados para o 53º Congresso da UNE (CONUNE) na Universidade de São Paulo! De 16 a 19 de abril, mais de 5200 estudantes da USP participaram do processo eleitoral, dentre os quais 3257 escolherem a chapa De que lado você samba? – Oposição de Esquerda. Na maior Universidade pública do Brasil, sem dúvida essa é uma vitória para animar os ativistas de todo país e ampliar nossa certeza: vai virar a maré!

A USP vai com a Oposição de Esquerda!

O movimento estudantil da USP tem protagonizado importantes mobilizações no último período. A luta por democracia na universidade se enfrenta com um dos reitores mais truculentos do Brasil e com o governo do PSDB no estado de São Paulo. Nas eleições de delegados para o CONUNE, ficou claro que essa mobilização está identificada com a luta pela educação no país como um todo e, em especial, com a perspectiva política da Oposição de Esquerda. Estamos lado a lado aos milhares de estudantes das Universidades Federais, que em 2012 entraram em greve para exigir 10% do PIB para educação pública; lado a lado aos milhares de estudantes das Faculdades Particulares, que lutam pela regulamentação do ensino e contra a política privatista do governo federal; lado a lado aos milhares de jovens indignados de todo país, que se indignam e entram em movimento por seus direitos e por outro futuro!

oe 1 Essa é também a luta da USP. E por isso, sem dúvida, a Oposição de Esquerda foi a grande vencedora das eleições! Em 4 dias de campanha, de nada adiantou para a juventude governista imprimir panfletos de altíssima qualidade ou deslocar dezenas de militantes para a USP. As chapas ligadas à atual direção majoritária da UNE foram amplamente derrotadas. Em uma eleição que contou com um total de 7 chapas, a Oposição de Esquerda atingiu 62% dos votos e 44 do total de 67 delegados da USP ao CONUNE! Na USP, como em vários lugares do Brasil, cresce a maré dos que lutam pela independência dos estudantes e contra a velha política do governo federal, dos grandes partidos e de suas juventudes burocratizadas. Nesse processo, aqueles que não dizem claramente o seu lado não podem se apresentar como alternativa aos estudantes: é o caso, na USP, do Levante Popular da Juventude, recentemente “flagrado” ao lado de UJS e PT no “café com Dilma” no Palácio do Planalto. E tampouco estão à altura dos novos tempos os militantes da ANEL/PSTU que, nas eleições da USP, lamentavelmente militaram pela denúncia à Oposição de Esquerda e o “boicote” às eleições. Em sua intervenção sectária, entraram em sala acusando a Oposição de Esquerda de ser “criminosa” e chamaram explicitamente os estudantes a não votarem em nossa chapa. Com isso, revelaram mais uma vez que sua política é funcional às chapas governistas, mas também, como os resultados da eleição mostraram, amplamente rechaçada pelo conjunto dos estudantes.

A USP é só o começo!

O Juntos! tem orgulho de ter impulsionado a construção da chapa De que lado você samba? – Oposição de esquerda na USP. Mais de 200 entre os cerca de 270 ativistas da chapa são identificados com nosso coletivo, e dezenas de militantes do Juntos! estiveram nos vários dias de campanha por todos os cantos da universidade, ganhando corações e mentes para a luta dos estudantes. E, assim, fomos parte de mais uma importante demonstração de unidade e força política da Oposição de Esquerda.

Temos certeza de que a vitória da USP é apenas parte e, ao mesmo tempo, um sinal do que já vem acontecendo e acontecerá cada vez mais por todo Brasil. Rumo ao 53º Congresso da UNE, queremos construir um verdadeiro movimento, uma maré estudantil que passe por todos os cantos do país, pelas universidades públicas e privadas, pelas escolas, praças e ruas! Fazer história, defender nossos direitos e lutar pela educação é nosso combustível. E, junto aos estudantes de todo país, temos certeza de que vamos longe! Vai virar a maré: essa luta é que nos UNE!

oe 4

Confira o resultado final das eleições na USP:

TOTAL: 5261
De que lado você samba? – Oposição de Esquerda: 3257 (44 delegados)
Viramundo: 807 (11 delegados)
Tô vendo uma esperança: 432 (5 delegados)
Conquistando um novo tempo: 349 (4 delegados)
Nóis num semu tatu: 137 (1 delegado)
Poder estudantil: 85 (1 delegado)
Fora Rodas! Fora PM! Fim dos processos! Abaixo a ditadura nas universidades!: 75 (1 delegado)

* Pedro Serrano é membro do Grupo de Trabalho Nacional do Juntos! e diretor do DCE-Livre da USP


Últimas notícias