Já Virou Maré na UFRGS!
A maré vermelha passou com tudo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A chapa da Oposição de Esquerda, Não Vou Me Adaptar! A UNE é pra Lutar, recebeu 790 votos garantindo 12 delegados para o 53º Congresso Nacional da UNE.
Nathi Bittencurt *
A maré vermelha passou com tudo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A chapa da Oposição de Esquerda, Não Vou Me Adaptar! A UNE é pra Lutar, recebeu 790 votos garantindo 12 delegados para o 53º Congresso Nacional da UNE.
A vitória veio com o show de militância dos coletivos Juntos!, Vamos à Luta e União da Juventude Rebelião, que enfrentaram um cenário nunca visto no Movimento Estudantil da UFRGS. A chapa 2, Agora Só Falta Você, teve em seu nome a expressividade de sua composição: reuniu UJS (PCdo B), juventude do PDT e PTB, e também Movimento Mudança e Kizomba, ambos ligados ao PT. A pluralidade propagandeada pela aliança se fez real quando os estudantes puderam ver antigo inimigos ideológicos abraçados, como é visto constantemente na diretoria majoritária da UNE.
Felizmente, a UFRGS também vive o Porto Alegraço. A vitória dos movimento sociais, que conquistaram a Revogação do Aumento da tarifa de ônibus (de R$ 3,05 para R$ 2,85), teve grande participação dos estudantes da universidade. Fomos protagonistas desse processo que catalisou as mobilizações na cidade, sem poder contar com a UNE que tanto lemos nos livros de história como entidade de luta estudantil . Diferentemente dos coletivos governistas localizados na chapa 2, não escolhemos reunir com o prefeito Fortunati à portas fechadas, curiosamente com nenhum grupo que construía as lutas nas ruas.
Fomos incansáveis. Em pouco mais de uma semana distribuímos 4.000 mil panfletos pela universidade e passamos em mais de 100 salas apresentando nossas propostas e o novo perfil de União Nacional dos Estudantes que queremos retomar. O grande investimento nos materiais impressos e o falso discurso da chapa 2 de que “nunca na história deste país” a Educação esteve tão bem não enganaram os estudantes. As contradições da chapa governista e seu projeto de Educação que vêm defendendo a nível nacional foram fortemente desmascarados pela Oposição de Esquerda.
Durante a campanha conseguimos atingir muitas pessoas e reaproxima-las deste debate nacional, que aponta novos rumos no Movimento Estudantil. Como a entidade que foi fundamental no movimento pelas Diretas Já até hoje não realiza eleições diretas para seus representantes? O engessamento dentro da UNE é decorrente da atuação política de quem à dirige atualmente, fazendo com que sirva apenas aos interesses dos partidos aliados do governo federal. A UNE não é de José Sarney, nem de Renan Calheiros. A UNE é dos estudantes.
Na UFRGS já virou maré. Que venha o CONUNE!
Confira o resultado das eleições de delegados para o 53º CONUNE na UFRGS:
Total de votos válidos: 1.603 votos
Chapa 1 Não vou me Adaptar – Oposição de Esquerda – 12 delegados | 790 votos
Chapa 2 Agora só falta VOCÊ – 10 delegados | 621 votos
Chapa 3 A UNE é do Povo – 2 delegados | 159 votos
Chapa 4 Ousar Lutar – 1 delegado | 33 votos
* estudante de Jornalismo, Coordenadora-Geral do DCE UFRGS, Grupo de Trabalho Nacional do Juntos!