Ato Pela Faixa de Pedestres em Frente à UFRA BELÉM/PA
ATO (4)

Ato Pela Faixa de Pedestres em Frente à UFRA BELÉM/PA

No dia 24 de Maio a partir das 8 horas da manhã Estudantes indignados fizeram um ATO simbólico em prol da faixa de pedestre e sinalização na avenida Perimetral.

*Luana Helena Monteiro
*Adriana Macedo
*Neto Rodrigues
*Gabriel Pereira
*Adriano Mendes

               No dia 24 de Maio a partir das 8 horas da manhã Estudantes indignados fizeram um ATO simbólico em prol da faixa de pedestre e sinalização na avenida Perimetral. 

            A mais de três anos sabemos da necessidade de segurança para os pedestres que transitam em frente a Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, bem sabemos também que a Perimetral, avenida de mão dupla, é uma via de acesso à várias escolas publicas estaduais, centro de pesquisas e às duas universidades federais do nosso estado, e por isso, é de  fluxo intenso onde diariamente milhares de estudantes, professores, técnicos, e vários moradores do bairro transitam por ali, porém, até hoje não existe sinalização, passarelas, calçadas e nenhum planejamento urbanístico que garanta segurança as pessoas, principalmente na hora de atravessar, onde pomos em risco nossas próprias vidas disputando a pista com os carros.

ATO (1)

            Nós, estudantes da UFRA, junto com os estudantes da Escola Virgílio Libonatte e os demais moradores do bairro da Terra Firme, que juntos somavamos em torno de 50 pessoas, nos mobilizamos, fechamos a Avenida e pintamos uma faixa de pedestre em frente a UFRA, inclusive havendo depoimentos de estudantes e moradores que já foram atropelados e consequentemente levados a fatalidades.

ATO (2)

           O JUNTOS! também se fez presente na construção dessa reivindicação importante para os estudantes e trabalhadores, depois das mobilização para as eleições de delegados pro CONUNE, estávamos no dia anterior ao ato, junto com os outros componentes do DCE fazendo o chamado na universidade, passando em algumas salas e levando panfletos convidando os estudantes, e estes deram sinal de total apoio  a essa reivindicação que traria benefícios a todos.

ATO (4)

         No mesmo dia após o ato, a AMUB (Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém) reuniu com a reitoria da UFRA e nós estudantes reivindicamos presença nessa reunião, onde podemos colocar todas as nossas pautas para o engenheiro de transito, denunciando o caos no transito de Belém que todos os dias tira vida de trabalhadores, e o descaso por parte da prefeitura de Belém com a Avenida Perimetral por esta se localizar em um bairro periférico. A AMUB se responsabilizou em fazer uma faixa dentro dos padrões das leis de transito durante essa semana, e emitir um parecer técnico da necessidade de dentro de 1 mês, ter uma calçada que dê acesso do ponto de ônibus até a Faixa, garantindo a segurança dos estudantes e outros que precisam atravessa a Avenida Perimetral.

ATO (3)     Cabe agora às autoridades competentes cumprir com o seu papel e sua palavra já que há anos espera-se por uma solução. QUEREMOS UMA FAIXA DE PEDESTRE JÁ! Exigimos sinalização adequada e melhores condições urbanas para o povo do bairro da Terra-firme.

 

Luana monteiro é estudante de Engenharia Florestal da UFRA e militante do Juntos!
Adriana Macedo é estudante de Engenharia Florestal da UFRA e militante do Juntos!
Neto Rodrigues é estudante de Engenharia Florestal da UFRA e militante do Juntos!
Gabriel Pereira é estudante de Engenharia Florestal da UFRA e militante do Juntos!
Adriano Mendes é Coordenador geral do DCE UFRA e militante do Juntos!

 


Últimas notícias