São Carlos continuará nas ruas! (Resoluções da plenária)
O país passa por um processo político e social riquíssimo. A via das ruas está deflagrada como a saída para o futuro dos jovens e trabalhadores, cansados do massacre cotidiano pela falta de serviços essenciais para a vida.
O país passa por um processo político e social riquíssimo. A via das ruas está deflagrada como a saída para o futuro dos jovens e trabalhadores, cansados do massacre cotidiano pela falta de serviços essenciais para a vida. Do completo empodrecimento da política oficial, com grandes condomínios políticos a serviços próprios. Além da opressão e repressão brutal a que estão submetidos em seus trabalhos, escolas e ambientes de convívio geral.
Neste domingo, o Juntos São Carlos promoveu uma Plenária Municipal, com o objetivo de discutir todo esse contexto, logo após a cidade passar por um ato com 25 mil pessoas na rua, lutando pela pauta do Transporte Justo, movimento há muito construído pelo Juntos! e outras organizações da cidade.
Estiveram conosco mais de 50 ativistas da cidade de diversos setores, bairros, escolas e universidades e o recado é único: nem a direita golpista nem o governo, a juventude vai construir pelo poder das ruas o país que deseja.
Seguiremos nas ruas, construindo a mobilização, debatendo e aprendendo junto do movimento de massas.
Por isso, deliberamos os seguintes eixos e proposições de ação:
Eixos Políticos:
1 – Lutar pela redução das Tarifas e por uma mudança radical nos sistemas de transporte público, sendo o transporte entendido enquanto um direito fundamental para a vida contemporânea, que deve avançar até a Tarifa Zero.
2 – Saída imediata de Marco Feliciano da Comissão de Direitos Humanos. Um racista, machista e homofóbico não pode ocupar o lugar onde está.
3 – Contra todo tipo de repressão aos que lutam. Pela desmilitarização das polícias.
4 – Derrubar o monopólio da mídia. Abaixo a rede globo (e todas as outras), o povo não é bobo!
5 – Contra a política como balcão de negócio. Por uma reforma política com financiamento público de campanha.
6 –Fim do desvio de verbas públicas para os bancos e empresas privadas. Auditoria e interrupção do pagamento da dívida pública.
7 – Fim dos privilégios aos políticos. Contra a PEC 37 e toda impunidade aos políticos.
8 – Punição aos crimes da ditadura, cometidos por militares e entes civis que apoiavam e sustentavam o regime.
Organização local:
1 – Lutar pelo Transporte Justo na cidade de São Carlos, expulsando as máfias e colocando o transporte como um direito do povo.
2 – Lutar contra a postura autoritária da prefeitura, que persegue funcionários, movimentos, instituições e se mantém na contramão das necessidades populares.
3 – Organizar atos nas periferias da cidade.
4 – Organização de Plenárias e Assembleias nos bairros.
5 – Fazer reuniões periódicas de todos os núcleos do Juntos! (Universidades, Escolas, Sindical e Emancipa)
6 – Organizar materiais e intervenções do Juntos! nos atos e atividades da semana.
Veja o vídeo com as considerações finais: