Juntos! em apoio a Chapa, Prepara que Agora é Hora para as eleições do DCE da UFRJ
prepara

Juntos! em apoio a Chapa, Prepara que Agora é Hora para as eleições do DCE da UFRJ

Nós do Juntos!UFRJ, consideramos que a melhor opção para as eleições do DCE de nossa Universidade é a chapa 3, Prepara que agora é Hora.

12 jun 2013, 20:04

Nós do Juntos!UFRJ, consideramos que a melhor opção para as eleições do DCE de nossa Universidade é a chapa 3, Prepara que agora é Hora e declaramos nosso total apoio frente as outras opções que se colocam diante do estudante.

A atual gestão do DCE foi a que construiu a greve de 2012, pautada nas principais reivindicações dos professores, lutando por melhorias profundas na educação superior de nosso país. O movimento grevista, aqui iniciado pelo movimento estudantil de base, resultou na maior paralisação que o país já vivenciou.

Diante da luta dos estudantes a UNE se calou. A greve foi efetivamente construída pelos DCEs de luta das Universidades Federais do Rio de Janeiro. Por isso é preciso compreender a investida dos setores governistas, que constroem na UFRJ a chapa 1, “Mãos à Obra”, frente aos nossos combativos DCEs. Tais setores já aparelham e paralisam a UNE, que deveria estar à frente das mobilizações do ano passado. Ao invés disso, vimos uma UNE privilegiando o jogo sujo da grande política, se sentando com os governantes apenas para sair na foto.

Aqui na UFRJ, ao se autoproclamarem independentes e sem vinculações partidárias, acaba mascarando o debate de fundo e se esquivam da discussão mais ampla do Projeto de Educação para o Brasil desviando o foco apenas para uma perspectiva local. Porém, em uma Universidade como a nossa, que vem sendo o grande laboratório de implementação das políticas governamentais, de cima para baixo, não se pode esquivar da discussão educacional brasileira. Além disso, defendem a majoritariedade na direção do DCE, o que evidencia seu caráter homogeneizador e pouco democrático.

Por isso tudo, fomos, desde o início, fortes entusiastas da unidade da esquerda para essas eleições. Mas, infelizmente, aqueles que hoje estão a frente da chapa 2 “Há quem sambe diferente”, encabeçada pelo PSTU, inviabilizaram o que seria o grande fato político desse processo eleitoral. Um equívoco, na nossa opinião. Pois, aproveitando-se da complexidade do momento que envolve o debate sobre o movimento estudantil nacional, colocam em cheque todo o acúmulo do Movimento Estudantil da UFRJ do último período, para impulsionar somente sua autoconstrução enquanto partido.

Nós do Juntos! acreditamos que é imprescindível a união de esforços para combater a investida governista sobre nosso DCE. Mais do que isso, que é necessário politizar o debate para que todos os alunos integrem esta luta conscientes das consequências e desdobramentos desta decisão.

Estamos Juntos! pelas reivindicações estudantis e por um movimento estudantil horizontal e de base.

Juntos! acreditamos que um DCE de luta, autônomo, democrático e diversificado tem como única e melhor opção a chapa Prepara que Agora é Hora.

Por isso indicamos Juntos! a chapa 3, “Prepara que Agora é Hora”.prepara

Últimas notícias