I Assembleia do Juntos! Nordeste: A indignação só cresce!
995746_363718143754231_947674807_n

I Assembleia do Juntos! Nordeste: A indignação só cresce!

A I Assembleia do Juntos! Nordeste ocorreu em Recife e reuniu dezenas de jovens de PE, MA, RN, CE, AL e BA. Somos do Juntos, somos do nordeste: organizando a indignação da juventude cabra da peste!

31 jul 2013, 14:25

No domingo, 21 de julho de 2013, tivemos a I Assembleia do Juntos! Nordeste, em Recife. Da nossa caçula e arretada regional que reuniu dezenas de jovens de PE, RN, AL, CE, MA, BA. Somos jovens, nesses dois anos de Juntos! no Brasil e de lutas da juventude indignada conquistamos corações e mentes no nordeste. Quando dissemos que a maré iria virar no Brasil reunimos nossa primeira delegação nordestina do Juntos! para a Oposição de Esquerda da UNE, representados por Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão.

O Brasil viveu um levante juvenil e popular que mobilizou 2 milhões de brasileiros nas jornadas de junho. Demos nossa resposta: é necessário organizar a indignação. É necessário que o jovem que se mobilizou em junho, sacudiu as estruturas do país e garantiu vitórias tal como o calhorda do Calheiros pautar o passe livre nacional, continue mobilizado para modificarmos a realidade.

 “Eu sou do Juntos, sou do nordeste: juventude cabra da peste“

A Assembleia do Juntos! Nordeste iniciou com uma aguerrida mesa de saudação sobre as lutas da juventude no Nordeste. No Maranhão, a luta do #ForaVBL continua firme, mesmo após o anuncio da quebra de contrato feito pelo próprio prefeito da cidade de Imperatriz, o STJ da capital (São Luís) barrou a ação. O Juiz que suspendeu a decisão está sendo investigado até por trabalho escravo. Muitos militantes de Imperatriz já foram ameaçados e um torturado, mas a luta não parou e nem vai parar; nenhum passo para trás! Seguirão firmes nas ruas e nas tribunas, Juntos! com a população e ao Ministério Público. Em Natal a Revolta do Busão revogou pelo segundo ano consecutivo o aumento da tarifa. Em Sobral a luta na universidade, nas periferias e nas escolas é por melhor qualidade nos serviços públicos. Em Recife, levaram milhares às ruas e o governo diminuiu a passagem, mas ainda não é o bastante. Em Alagoas a juventude está cansada de marajás e segue mobilizada.

1002842_363717567087622_124201351_n

Em seguida teve uma mesa com o professor e militante Frederico Henriques, sobre a ligação das movimentações mundiais e aquelas que aconteceram no Brasil. Cada vez mais estamos conscientes que o Brasil entrou na rota dos indignados. Em seguida houve os Grupos de Discussão (GDs) que debateram a necessidade de organizar a nossa indignação: a necessidade de lutar em defesa do transporte público e de qualidade, de fortalecer a luta pelo passe livre de verdade, o movimento que baixou as passagens em todo o país deve estar forte rumo a mais conquistas. Nos GDs se refletiu também a exigência por serviços públicos, como saúde e educação de padrão FIFA. Estamos cansados do poder que o governo dá à bancada fundamentalista religiosa e somos contra qualquer tipo de opressão às minorias. Estamos cansados da manipulação da mídia, queremos democratizá-la, pauta que há anos de governo petista foi esquecida, que passa pela defesa de Snowden. Queremos desmilitarização da polícia JÁ! Estamos juntos pelo direito a mobilização.

gd

Se Reinaldo Azevedo (colunista da VEJA e expressão da direita conservadora) temia as meninas e os meninos de amarelo nas manifestações de São Paulo, chegou a hora de Cid Gomes, Eduardo Campos, Jaques Wagner e os coronéis do Nordeste observarem surpreendidos o agreste, o sertão e o litoral do nosso Nordeste serem tomados pelas meninas e meninos de amarelo. A juventude cabra da peste chegou pra ficar e principalmente pra incomodar os de cima.

A luta ganhou um novo fôlego, os indignados se organizaram, e o Nordeste não será o mesmo.

995746_363718143754231_947674807_n

Resoluções da I Assembleia do Juntos Nordeste:

1)      Fazer uma acampada do Juntos! Nordeste em dezembro deste ano em Natal/RN;

2)      Ocupar os espaços públicos com atividades do Juntos! para dialogar com a população

3)      Criar o Juntos! nas Escolas

4)      Criar as setoriais: Juntas, Juntxs! Pelo direito de amar e Juntos! Igualdade não tem cor

5)      Criar setorial cultural do Juntos!

6)      Ter como eixo de intervenção na luta em defesa do transporte público de qualidade o tema tarifa zero

7)      Realizar campanha pela desmilitarização da polícia

8)      Estamos Juntos! em defesa do meio ambiente e contra sua devastação realizada pelos megaeventos

Grupo de Trabalho Regional (GTR):

RN- Tássia Lopes

MA – Brenda Herênio

AL – Deividy Carlos

PE – Ayrê Camilo

CE – João Berkson

Últimas notícias