Organizando a nossa indignação no 1º Encontro do Juntos! no DF
547082_561468660580980_1978326854_n

Organizando a nossa indignação no 1º Encontro do Juntos! no DF

O 1º Encontro do Juntos! no DF reuniu jovens do plano piloto e das cidades-satélites num espaço que representou um marco no fortalecimento da construção e do avanço do Juntos! no centro do país. Aprovamos o #ManifestodeBrasília e um Grupo de Trabalho Distrital para organizar a atuação do nosso coletivo nas terras brasilienses.

Paola Rodrigues 29 jul 2013, 11:51

1078675_409761579141417_379381179_oEm Brasília, reunimos dezenas de jovens do plano piloto e das cidades satélites (Ceilândia, Samambaia, Guará, Gama, Sobradinho) num encontro que representou um marco no fortalecimento da construção e do avanço do Juntos! em mais uma regional, no centro do país. O espaço foi rico e plural, em que diferentes ideias se encontraram na tentativa de pensar um novo projeto de sociedade para a própria realidade local, e também para o Brasil.
Em 2013, o Juntos! conseguiu inserir-se nas principais lutas da cidade, sendo um dos impulsionadores do “Fora Feliciano”, conseguindo vitórias concretas junto ao movimento social, como o arquivamento do projeto da “cura gay”, e também emplacou a campanha por asilo político a Edward Snowden, ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos EUA, responsável pelo grande esquema de espionagem do país norte-americano. Com isso, nosso encontro teve um convite prioritário a um dos estimuladores dessa luta e articulador internacional do Juntos!, Tiago Madeira, que participou da mesa de abertura, justamente para falar da atuação do Juntos! a nível internacional (contou como construímos em articulação com países da Europa e América Latina o #15deOutubro – Dia Mundial de Acampamento em Praças – em diversas partes do Brasil, em 2012) e como da internet surgiram tantos ativistas que lutam contra o imperialismo estadunidense e continuam resistindo à pressão dos donos do capitalismo internacional.

A nossa regional foi, nas mobilizações de junho, o símbolo da resistência frente a repressão da polícia, que atacou de forma veemente uma série de manifestantes. Tivemos também um companheiro atingido por uma bomba de gás lacrimogênio, o que nos fez ecoar o grito pela desmilitarização policial. Para falar de forma global do cenário das mobilizações populares que tomaram conta do país, convidamos Rodolfo Mohr, membro do Grupo de Trabalho Nacional do Juntos!, que deixou claro a necessidade de organização que, aqueles que saíram às ruas, precisam ter. Os novos tempos exigem maior velocidade nas nossas ações, e esse primeiro encontro do Juntos! no DF se consolidou como resposta a uma demanda das ruas, sendo organizado com apenas uma semana de convocação.547082_561468660580980_1978326854_n

A pauta ambiental também foi levantada no sábado, com a presença de Kenzo Jucá, coordenador da campanha Desmatamento Zero do Greenpeace Brasil. Kenzo apontou o modelo de desenvolvimento econômico que está sendo implementando no Brasil, que tenta pintar o capitalismo de verde para dizer que é possível desenvolvimento sustentável num modelo de sociedade capitalista. No entanto, o que vemos é uma produção cada vez maior de alimentos transgênicos e um país que consumiu 1 bilhão de litros de agrotóxicos na última safra de 2012. Tudo isso em nome de um “desenvolvimento” que não pode parar. Além do extermínio de comunidades indígenas e tragédias ambientais que evidenciam mais os problemas pela falta de preservação do meio ambiente, que não são enfrentados por nossos governantes.

1069194_10200109768014383_548394068_nAo longo do dia, realizamos grupos de discussão em torno de diferentes temáticas, com objetivo de discutir e trocar experiências, e fortalecer a consolidação das nossas setoriais. Marcamos o nascimento da setorial “Juntos! nas escolas”, e o avanço das “Juntas!” (setorial de mulheres), “Juntos! pelo direito de amar!” (setorial lgbt), “Juntos! Universitários” e “Juntos! nas Cidades”. Para unir todas nossas pautas e traçar o desenho das nossas ações e objetivos futuros, aprovamos o #ManifestodeBrasília! E construímos um Grupo de Trabalho Distrital para organizar a atuação do nosso coletivo nas terras brasilienses:

Isabela Nascimento (Juntos nas Escolas)
Fábio Coutinho (Juntos Universitários)
Juliana Selbach (Juntos Trabalhadores)
Verônica Milhome (Juntos pelo Direito de Amar)
Benedito Jr “Juninho” (Juntos nas Cidades)
Ayla Viçosa (Juntas)
Paola Rodrigues (regional)
Rodolfo Mohr (nacional)

* é estudante de Jornalismo e do GTD do Juntos! do Distrito Federal


Últimas notícias