Juntos! na casa do povo recifense
Mas a nossa luta não acabou, somente está começando. O Juntos! Pernambuco, aliado com os diversos movimentos sociais do estado, irá continuar ocupando as ruas e outros espaços até conseguirmos a aprovação do Passe Livre para estudantes e desempregados.
Juntos Pernambuco
Ao término da audiência pública sobre transporte público que acontecia na Câmara Municipal do Recife, foi deflagrada pela Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco, da qual o Juntos!PE faz parte, a ocupação da Câmara com cerca de 90 manifestantes!
As reinvindicações que levaram à ocupação foram:
– Assinaturas de 13 vereadores para a instauração de uma CPI dos transportes;
– Data para votação do PASSE LIVRE municipal;
– Liberdade aos manifestantes que foram presos no ato que aconteceu durante a ocupação.
Durante 12 horas, ocupamos o símbolo histórico da aristocracia local, onde ficamos sem água, sem comida, sem acesso à internet e sem poder sair ou entrar da Câmara, que estava cercada por cerca de 10 viaturas e mais de 50 PMs, além do batalhão de choque que estava a postos para uma possível reintegração. Cerca de 30 pessoas ficaram até 3h na frente do prédio dando suporte aos que estavam dentro, e foram duramente reprimidas pela polícia do governador fascista Eduardo Campos, que mais uma vez mostrou que não está disposto a dialogar com os movimentos sociais.
Por fim, após 12 horas de ocupação, foi determinada, por votação, a desocupação, tendo em vista os claros ganhos para os movimentos:
– CPI dos transportes vai para votação na próxima terça;
– PL do Passe Livre será colocado em votação pelo presidente da casa, que se comprometeu a agendar uma audiência com o prefeito Geraldo Júlio para que a PL entre via executivo em regime de urgência;
– A libertação de todos os presos políticos;
– A criação de uma comissão, composta por vereadores e pelo movimento, para acompanhar a tramitação da PL e da CPI.
Mas a nossa luta não acabou, somente está começando. O Juntos! Pernambuco, aliado com os diversos movimentos sociais do estado, irá continuar ocupando as ruas e outros espaços até conseguirmos a aprovação do Passe Livre para estudantes e desempregados, e conseguirmos o que consideramos um marco, a criação da CPI dos Transportes, para acabar de vez com a máfia instalada nesse segmento, patrocinada pelo governador Eduardo Campos (PSB). E vamos Juntos! de novo, contra esse governo, pois a nossa saída é a luta todo dia!
Quem manda no busão:
Se é estudante unido
Ou o bolso do patrão?!’’