A EBSERH não é uma opção, queremos saúde e educação!

10/set/2013, 12h19

Venha lutar pela nossa Universidade!

 Jéssica Frade*

A  Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) criada em 2011 pelo governo federal é uma proposta claramente privatista de gestão dos nossos hospitais universitários.  Problemas como a estrutura precária e o crescente sucateamento dos nossos hospitais são latentes, no entanto, não é por meio de falsas soluções que iremos resolvê-los. Entregar a administração dos hospitais universitários a uma gestão privada fere a autonomia da Universidade, o direito dos trabalhadores e dos usuários do SUS. E isso é um equívoco que não permitiremos!

Foto: Julia Portes

Foto: Julia Portes

Na última reunião do Consuni (Conselho Universitário), realizada em 5 de Setembro com o intuito de decidir os rumos dos nossos hospitais, o reitor Carlos Levi, em mais uma manobra a fim de aprovar a EBSERH, encerrou o conselho de forma autoritária. No momento em que se discutia a necessidade de uma sessão extraordinária para modificação do estatuto da UFRJ e a possível adesão à EBSERH, Levi colocou em votação se tal sessão ocorreria ou não. Sendo visualmente impossível conhecer o resultado final, instando inclusive uma suspeita contagem de votos do senhor reitor, venceu a alternativa por não haver sessão extraordinária. Desse modo, fica evidente os interesses escusos de alguns membros do Conselho e do reitor em implementar essa gestão mercadológica nos hospitais da UFRJ. Porém, os trabalhadores e os estudantes presentes protagonizaram, mais uma vez, um enfrentamento que culminou numa assembleia em que reafirmaram seu posicionamento: a EBSERH não vai passar!

O que está por trás deste modelo de gestão é a lógica neoliberal de privatização dos nossos direitos: privatizam nosso direito a saúde, a educação, ao transporte etc. Os estudantes que ocuparam as ruas na jornada de junho derrubando o aumento das passagens de ônibus também barrarão a EBSERH. Por isso que para o próximo Consuni (quinta-feira, 12/09) nós – estudantes e trabalhadores – devemos somar forças para mostrar que nossos direitos não estão à venda e vamos JUNTOS DERRUBAR A EBSERH!

 Jéssica Frade é estudante de Ciências Sociais da UFRJ, moradora do Alojamento Estudantil e militante do Juntos!  RJ*

Vem aí...

Acampamento Internacional das Juventudes em Luta: Rio de Janeiro, abril de 2017