Apenas começamos: Após Jornadas de Junho, Juntos! realiza planejamento em SP

26/set/2013, 19h18

O Juntos realizou seu Ativo semestral no último domingo, dia 22, em São Paulo. A reunião contou com os integrantes do Grupo de Trabalho Nacional e representantes dos Grupos de Trabalhos Estaduais, Distrital e Regional do Nordeste. Ao todo, 39 integrantes participaram ao longo do dia, sendo 25 presencialmente e 14 conectados em audioconferência, representando 10 estados do país.

O encontro iniciou pela manhã com debate sobre a situação política internacional e nacional, desdobramentos das jornadas de junho e avaliação do início da nova etapa “Organize sua Indignação” aprovada na Assembleia Nacional de 14 de julho. Esse ponto balizou a construção do documento que será distribuído à militância do Juntos nos próximos dias.

21451_562019080523872_2035142838_n À tarde, foi discutido e deliberado o planejamento para os próximos 6 meses, dando ênfase imediata na construção do Juntos nas Escolas, e participação do movimento no 40º Congresso da UBES, a União Brasileira de Estudantes Secundaristas. Assim como na União Nacional dos Estudantes, o Juntos constrói a Oposição de Esquerda da UBES. Foi iniciada a construção de uma tese do movimento que reflita a situação da educação básica brasileira, bem como as bandeiras para democratizar a entidade e torná-la um espaço de luta por uma educação emancipadora e popular, aliada dos trabalhadores da educação. O CONUBES será de 28 de novembro a 1º de dezembro, ainda sem local definido.

Foi dedicado um ponto importante para o debate do movimento estudantil universitário, onde levantou-se informes sobre a situação da luta política nas Universidades Públicas e Privadas nas quais o Juntos tem esquipes organizadas. Foi bastante celebrada a informação de que a presença do Juntos já ultrapassa 50 instituições de ensino superior, com presença significativa nas maiores do país, bem como a presença na direção de importantes DCEs como USP, UFRGS, UFOPA e a recente vitória na Universidade Estadual do Vale do Acaraú, no interior do Ceará.

Além destes importantes temas, discutiu-se a organização do Juntos no movimento de educadores, que já se inicia através das greves dos profissionais de educação em vários estados do país. Foram dados também importantes passos para avançar na organização do Juntas, movimento de mulheres ligado ao Juntos, que organiza nesta semana uma série de atividades em comemoração ao dia 28 de Setembro, dia Latino-americano e Caribenho pela Legalização do Aborto. Discutiu-se ainda a organização do Juntos pelo Direito de Amar, a partir da construção do encontro LGBT da UNE. E, por fim, foi dada a largada para que as regionais do Juntos construam as Acampadas de Verão, que este ano pretendem ser regionais, como forma de reunir as diversas equipes formadas em novos estados.

Reunião bastante produtiva, muitos planos e grandes sonhos. A ata da reunião, bem como o documento produzido pelos debates serão distribuídas nos próximos dias pelo Grupo de Trabalho Nacional.

Vem aí...

Acampamento Internacional das Juventudes em Luta: Rio de Janeiro, abril de 2017