Natal/RN: Lutar, vencer, passe livre!
1209115_394948993964479_500004488_n

Natal/RN: Lutar, vencer, passe livre!

Natal é efervescente. A cidade da Revolta do Busão, que por dois anos consecutivos revogou o aumento das tarifas de ônibus, obteve mais uma vitória: O PASSE LIVRE.

Tássia Lopes 3 out 2013, 01:04

* Tássia Lopes

Natal é efervescente. A cidade da Revolta do Busão, que por dois anos consecutivos revogou o aumento das tarifas de ônibus, obteve mais uma vitória: O PASSE LIVRE. Herança do histórico de lutas da cidade e, principalmente, das Jornadas de Junho que abalaram as estruturas do país. São tempos de lutar e vencer.

Hoje, foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Natal (CMN) o projeto de lei 98/2013 que estabelece o passe livre, escrito por Amanda Gurgel (PSTU) e subscrito pelos vereadores Sandro Pimentel e Marcos (PSOL). Temos a certeza de que o projeto não foi aprovado porque em Natal a unanimidade dos vereadores são bonzinhos, pois enquanto houve oportunidades eles atrasaram o projeto. Mas foi aprovado porque houve muita mobilização estudantil. Os vereadores que servem ao interesse dos empresários ficaram constrangidos diante da pressão estudantil.

Ontem, quando dentro da Câmara na figura do líder do governo Carlos Eduardo (PDT) tentou atrasar o projeto e os vereadores se recusaram a dar quórum para regime de urgência. A juventude ocupou o espaço até que houvesse acordo para votação. E assim foi feito. Fora dela, recebemos repressão, tivemos companheira sendo presa e agredida pelo simples fato de filmar a abordagem da PM – numa atitude machista e truculenta da polícia-, tivemos demais companheiros feridos e presos.

Hoje, garantimos um passo para nossa vitória. Agora o projeto irá para segundo turno na CMN na terça-feira (8). Após irá para a prefeitura, que irá sancionar ou vetar. Temos que fazer mais e mais pressão. Estar mais e mais nas ruas. Mostrar ao prefeito Carlos Eduardo que a truculência da polícia não intimida a juventude do roletaço.

A vitória é certa quando estamos juntos!

Lutar para vencer: PASSE LIVRE JÁ!

* Tássia Lopes é militante do Juntos! RN


Últimas notícias