Solidariedade aos que lutam: contra a cassação do mandato de Sandro Pimentel em Natal
frente de esquerda

Solidariedade aos que lutam: contra a cassação do mandato de Sandro Pimentel em Natal

Assim como nas ruas sofremos a implacável repressão do Estado, através do abuso da violência policial e judicial, com agressões, prisões arbitrárias e invasões de domicílios para apreensão de livros políticos, panfletos e computadores, esses vereadores têm sido ameaçados pelos políticos corruptos e ligados à velha política.

Carlos Augusto Alves 12 nov 2013, 00:28

* Carlos Augusto

O levante popular de junho, que colocou o Brasil em destaque das lutas sociais no mundo, mostrou a força do povo mobilizado. Mais que a redução da tarifa do tranporte público, uma das principais pautas que se viu nas ruas neste período foi a luta por uma democracia real. O povo clamou por mudanças efetivas, através de sua participação e decisão política. As ruas são nossas e abriu-se uma grande oportunidade de obtermos mais conquistas para a juventude, tal como o PASSE LIVRE.

Na Câmara dos Vereadores de Natal temos a bancada da Frente de Esquerda com três vereadores: o sindicalista Sandro Pimentel e Marcos, ambos do PSOL, e a professora Amanda Gurgel do PSTU. Desde o início do ano, pautam as lutas do povo no legislativo da capital do Rio Grande do Norte.

Sandro Pimentel é o autor do projeto de lei que termina com o voto secreto, e de outros dois que enfrentam os privilégios dos vereadores, como 90 dias anuais de recesso e altos salários. Amanda Gurgel é a propositora do Passe Livre. A bancada da Frente de Esquerda é, dentro da Câmara dos Vereadores, parte dos manifestantes que luta para transformar a política e o Brasil, pautados na defesa do povo trabalhador e da juventude.

Assim como nas ruas sofremos a implacável repressão do Estado, através do abuso da violência policial e judicial, com agressões, prisões arbitrárias e invasões de domicílios para apreensão de livros políticos, panfletos e computadores, esses vereadores têm sido ameaçados pelos políticos corruptos e ligados à velha política.

Em Natal, a Câmara dos Vereadores aprovou o Projeto de Lei do Passe Livre (nº 98/2013), que instituía a gratuidade para os estudantes nos serviços de transporte público, fruto da pressão das ruas e da ação da bancada da Frente de Esquerda.

O ápice dessa perseguição é a armação de um verdadeiro golpe para cassar o mandato de  Sandro Pimentel. Uma representação por “ato atentatório ao decoro parlamentar” foi feito ao Conselho de Ética pelo vereador Adão Eridan (PR). Na representação, Eridan argumenta que Sandro deve ter seu mandato cassado por “incitar a violência” pelo twitter.

Parênteses: Adão Eridan é condenado no escândalo de corrupção da Operação Impacto, que  apontou irregularidades na votação do Plano Diretor de Natal em 2007.

As manifestações de Sandro Pimentel pelo twitter, na Tribuna da Câmara, nos meios de comunicação, nos ônibus e nas ruas é de apoio aos movimentos que lutam em Natal pelo Passe Livre, em especial o “OkupaCâmara”, que permaneceu 10 dias na entrada da Câmara Municipal.

A perseguição realizada por Adão Eridan aos vereadores da esquerda não parou por aí. na seção do dia 30/10, com declarações machistas, o vereador ameaçou Amanda Gurgel com a seguinte frase: “Não se confie na Lei Maria da Penha, não. A senhora pode se arrepender”.

Esses vereadores da velha política, como Adão Eridan, que perseguem a bancada da Frente de Esquerda em Natal são os mesmos que aplaudem a truculência da polícia em relação aos manifestantes. O ataque a esses mandatos é o ataque a todos que lutam. E, principalmente, contra os que ocupam as ruas por PASSE LIVRE irrestrito aos estudantes.

O Juntos!, reafirma o seu apoio aos vereadores Sandro Pimentel e Amanda Gurgel, que atuam de forma combativa pelos interesses do povo, enfrentando os interesses empresariais e do Prefeito. Qualquer ação que coloque em risco o mandato do vereador Sandro Pimentel por apoiar os sonhos da juventude em luta, deve ser encarado como um GOLPE à democracia.

 

TODO APOIO E SOLIDARIEDADE AOS QUE LUTAM!

VIVA ÀS JORNADAS DE JUNHO!

FIM DA REPRESSÃO AOS MANIFESTANTES!

 

* Carlos é estudante de Gastronomia na Universidade Potiguar e militante do movimento  Juntos! Natal

 

 

Vídeos:

 

Vereadores da Frente de Esquerda falam sobre o #OkupaCâmara: www.youtube.com/watch?v=N6I_4MP-Ess&sns=tw

Sandro Pimentel (PSOL) discursa sobre Operação Impacto “Corrupto não é para estar na rua”: www.youtube.com/watch?v=C0cZVKJxuLo&sns=tw

Amanda Gurgel (PSTU): “Nenhum vereador da Operação Impacto, condenado, vai me silenciar!” www.youtube.com/watch?v=Y06yn_XD6Oo&sns=tw

 


Últimas notícias