A voz dos estudantes das ruas –  1º Encontro do Juntos! nas Escolas
DSCN3306

A voz dos estudantes das ruas – 1º Encontro do Juntos! nas Escolas

No último fim de semana, mais de 100 estudantes secundaristas vindos de diferentes estados se reuniram no 1º Encontro do Juntos! Nas Escolas, que armou os ativistas do Juntos! para organizarem a indignação da juventude a partir da troca de experiências sobre a construção e organização do movimento secundarista pelo Brasil.

*Julio Câmara, Tânie, Cindy Ishida e Daniel Rojas

DSCN3369Entre 30 de novembro e 1º de dezembro de 2013 mais de 100 estudantes secundaristas vindos desde o interior do Rio Grande do Sul ao interior do Pará se reuniram no 1º Encontro do Juntos! Nas Escolas. Foi um fim de semana que armou os ativistas do Juntos! para organizarem a indignação da juventude a partir da troca de experiências sobre a construção e organização do movimento secundarista pelo Brasil.

O Encontro aconteceu paralelamente ao 40º Congresso da UBES, onde o Juntos participou pela primeira vez, compondo a Oposição de Esquerda, e já pode perceber a falta de espaços de debate que pensasse o movimento estudantil de forma independente do governo. Por mais que o Congresso fosse um espaço rico de encontro com estudantes de todo Brasil, foi certamente no Encontro do Juntos! nas Escolas que oferecemos a oportunidade para a troca de ideias de forma plural, sobre organização estudantil, grêmios, debate sobre cultura e esportes nas escolas além da luta pelo passe-livre, contra as opressões e as experiências vividas durante as Jornadas de Junho.

DSCN3364Na nossa plenária final, nos orientamos para os desafios que temos pela frente, ainda mais com a crescente participação dos jovens na política, desde junho. Estamos prontos para começar a próxima etapa dessa grande tarefa que é mudar a política e a sociedade brasileira a partir das escolas. Leia nossa carta de orientação, organize sua escola e vamos em frente!

“Belo Horizonte, 01 de Dezembro de 2013.

A voz dos estudantes das ruas – Carta do 1º Encontro do Juntos! Nas Escolas

E vamos de novo,

contra esse governo,

pra que a educação

tenha mais investimento,

por grêmios na escola e democracia

a nossa saída é a luta todo dia.

O ano de 2013 foi marcado por Junho, onde milhões de jovens foram as ruas reivindicar a redução das passagens de ônibus e questionar as prioridades dos governos que preferem investir milhões de reais na Copa do Mundo enquanto a situação da educação, da saúde e do transporte público só piora.

Sem dúvidas, os estudantes secundaristas marcaram forte presença nas grandes manifestações. As vitórias conquistadas nas ruas, como a derrubada dos aumentos das passagens em várias cidades ensinou que a luta conquista e aponta novas tarefas. Agora é preciso organizar nossa indignação e fortalecer a luta contra a reforma do ensino médio, pelo passe livre estudantil e democratização das escolas.

Com esse objetivo, em novembro de 2013, na cidade de Belo Horizonte -MG, os secundaristas do Juntos! De diversos estados se reuniram para fazer o I Encontro do Juntos! nas escolas. Em um fim de semana de debates com a troca de experiências e relatos da realidade das escolas de norte a sul do país, encaminhamos tarefas fundamentais para mobilizar as escolas do Brasil sem rabo preso com governos e direções de escolas.

Sabemos que as nossas escolas não são pensadas para que a gente pense. São espaços pouco atrativos, onde vamos apenas por obrigação em busca de resultados que não respeitam a individualidade de cada estudante. Precisamos inverter essa lógica, construindo uma escola emancipadora, que não pense apenas em metas mas que ajude no nosso desenvolvimento como cidadão crítico.

DSCN3445

Para construir a escola que queremos, precisamos começar organizando nossos colegas através do Grêmio Estudantil. Embora a organização em grêmio estudantil seja garantida por lei federal, sabemos que precisaremos enfrentar direções autoritárias que são querem os estudantes organizados. Aí vamos dar a batalha pela fundação do grêmio e tocar atividades paralelas, como o Intervalo com o Juntos!.

Voltaremos para nossas cidades com muita indignação e um só propósito, transformar a educação do Brasil. Vamos conversar com nossos colegas, organizar núcleos do Juntos!, questionar o sistema e, juntos, virá-lo do avesso. Nos encontraremos novamente nas acampadas regionais do verão de 2014!”

 

Veja todas as fotos do Encontro aqui.

* Julio é estudante de jornalismo da UFRGS e Tânie, Cindy e Daniel pré-vestibulandos.


Últimas notícias