Ocupação da AL no Ceará arranca carta compromisso de deputados estaduais
ceará

Ocupação da AL no Ceará arranca carta compromisso de deputados estaduais

Nós do movimento grevista estamos nos mobilizando para um grande ato em Fortaleza unificando as três estaduais no dia 12 de dezembro. Não iremos parar enquanto o governador não nos receber e acima de tudo apontar positivamente diante de nossas reivindicações.

Juntos CE 10 dez 2013, 10:46

*Juntos Ceará

A greve geral das universidades estaduais do Ceará já chega a praticamente dois meses sem nenhuma resposta do instransigente governador Cid Gomes. Diante do seu autoritarismo estudantes, professores e servidores da UECE, URCA e UeVA ocuparam a Assembleia Legislativa do Ceará no dia 27/11.

Os companheiros passaram nove dias ocupados. Mesmo agredidos moralmente pelos policiais militares que passavam no meio da ocupação mostrando suas armas e cacetetes os ocupantes resistiram mais de uma semana na AL. Resistimos e conquistamos uma importante audiência pública que já havia sido negada inúmeras vezes pelos deputados estaduais do Ceará. Nesta audiência pressionamos os Secretário de Ciência e Tecnologia, Prof Rene Barreira, assim como recebemos apoio de inúmeros deputados.

A ocupação significou um importante avanço para o nosso movimento que conseguiu publicizar ainda mais a situação precária pela qual passa as universidades estaduais cearenses. Além disso colocou os deputados contra a parede obrigando-os a tomar lado neste movimento. Hoje o governo Cid Gomes não é mais capaz de esconder a situação precária pela qual professores, servidores e estudantes passam.

Porém nos últimos dias a ocupação começou a ter traços mais dramáticos. O Deputado Estadual Tin Gomes que é o primeiro vice-presidente da Assembleia e que no momento da ocupação ocupava o cargo de presidente saiu do cargo para o retorno do Deputado Estadual José Albuquerque. Infelizmente o sr José Albuquerque demonstrou uma falta de sensibilidade com o movimento incrível e ameaçou de impedir a entrada de alimentos para os ocupantes.

Diante da situação os ocupantes decidiram se retirar da Assembleia Legislativa com o compromisso formal de diversos deputados estaduais de intermediar uma negociação com o governador Cid Gomes até o dia 12 de dezembro.

Embora não tenhamos conseguido a negociação imediata com o governador Cid Gomes, conseguimos aumentar o apoio ao nosso movimento. Durante a ocupação diversos sindicatos, movimentos sociais e até mesmo representantes da Igreja estiveram dando apoio à nossa luta e se solidarizando com nossa causa. Agora nós do movimento grevista estamos nos mobilizando para um grande ato em Fortaleza unificando as três estaduais no dia 12 de dezembro, a mesma data em que devemos receber o retorno da conversa dos deputados com o governador Cid Gomes.

Não iremos parar enquanto o governador não nos receber e acima de tudo apontar positivamente diante de nossas reivindicações.

Concurso para professor efetivo já!
Plano estadual de Assistência Estudantil já!
Restaurantes e Residências Universitárias já!
Reajuste salarial e PCCV dos servidores

NEGOCIA CID!!!


Últimas notícias