A coragem é contagiosa: 280 jovens participam da I Acampada Sudeste
snowden

A coragem é contagiosa: 280 jovens participam da I Acampada Sudeste

Nunca tivemos dias tão quentes como estão sendo os de 2014. Para além dos recordes de temperatura, as ruas do Brasil estão agitadas. Para esquentar ainda mais este cenário, entre os dias 31/01 e 02/02, o Juntos! realizou sua I Acampada Sudeste.

snowden

 

 

 

 

 

 

 

Pedro Serrano, Camila Souza e Felipe Aveiro*

Nunca tivemos dias tão quentes como estão sendo os de 2014. Para além dos recordes de temperatura, as ruas do Brasil estão agitadas. Para esquentar ainda mais este cenário, entre os dias 31/01 e 02/02, o Juntos! realizou sua I Acampada Sudeste. 280 jovens de mais de 30 cidades de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram recebidos na cidade de Guapemirim (RJ), no auge do verão fluminense. Ao longo de três dias, debatemos política, nos divertimos e nos preparamos para a verdadeira “Copa das Manifestações” que será 2014.

2014 está apenas começando

A mesa de abertura da Acampada aconteceu na sábado pela manhã. Cinco debatedores deram um panorama do cenário político agitado do Brasil. Iata Mendonça, militante do Juntos-RJ e morador da Rocinha, representou a voz da juventude da periferia, de seus rolezinhos e de sua luta na cidade; Nathi Bittencurt, representante do Juntos-RS, fez a ligação entre a Acampada Sudeste e a heróica greve dos rodoviários de Porto Alegre, apoiada pelo Juntos!; Maurício Costa, geógrafo e coordenador da Rede Emancipa, falou sobre a Copa do Mundo, seus efeitos nefastos, a necessidade da luta pela cidade, pelo direito à manifestação e por um futebol de todos; Thiago Aguiar, do Juntos-SP, trouxe à mesa inicial o que seria uma marca de todo nosso acampamento: a luta pelo asilo a Edward Snowden no Brasil. E, por fim, para encerrar a mesa tivemos a alegria de contar com a presença do Deputado Federal Chico Alencar (PSOL), que recentemente publicou um livro “A rua, a nação e o sonho” sobre as manifestações de junho.

Em seguida, foram realizados os Grupos de Discussão, reunindo as mais diversas experiências dos ativistas do Juntos!, e também as oficinas da Acampada, em que se destacaram os debates do Juntas, do Juntos LGBT e da Rede Emancipa, além das oficinas da bateria e de stencil. A participação de todos foi a mais intensa e democrática!

O ano de 2014 está apenas no início. Depois de junho, o Brasil mudou, e jovens e trabalhadores aprenderam que as ruas podem mudar o país. Desesperados, os grandes políticos e empresários recrudescem a repressão por meio da Polícia Militar e chegam a produzir vítimas, como o jovem Fabrício, baleado pela PM em manifestação São Paulo. Mas nossa Acampada Sudeste deixou claro: a coragem da juventude brasileira é contagiosa. Nos espelhamos e nos solidarizamos com jovens como Fabrício e outros milhares por todo Brasil para seguir lutando!

David Miranda na Acampada do Juntos: queremos asilo para Snowden no Brasil!

1043980_10152553118037802_1881914963_nO grande momento da Acampada Sudeste aconteceu no domingo. O Juntos! teve o prazer e a honra de receber em seu acampamento o jovem David Miranda, principal articulador da campanha por asilo a Edward Snowden no Brasil. Por mais de uma hora, David participou de um bate-papo conosco, tirando dúvidas, curiosidades e explicando tudo o que está por trás da enorme rede de espionagem dos EUA sobre o mundo. David animou a todos também com as perspectivas da campanha por asilo a Snowden no Brasil, impulsionada a partir do abaixo-assinado no Avazz. Neste mesmo domingo, ninguém menos do que Caetano Veloso, em sua coluna no jornal O Globo, declarou apoio à campanha. E o Juntos! está também determinado a conquistar liberdade política e asilo para Snowden no Brasil em 2014. Queremos continuar com essa campanha nas ruas e nas redes, com mobilização real para enfrentar os interesses do imperialismo e para pressionar o governo federal a defender os direitos humanos, a nossa privacidade e a soberania nacional.

Contagiar o Brasil com a coragem da juventude!

Após o encontro com David Miranda, realizamos nossa plenária final, em que tiveram voz todos os Grupos de Discussão e falaram Israel Dutra e Thalie Drumond, do Grupo de Trabalho Nacional – GTN – do Juntos. Foram apresentadas as principais campanhas em que irá se envolver o Juntos! em 2014.

Seguiremos engajados na greve dos Rodoviários de Porto Alegre, nas iniciativas da campanha por asilo a Snowden no Brasil, na luta contra a repressão e em solidariedade a todas as vítimas das PMs no Brasil, como Fabrício em São Paulo. Seguiremos denunciando a Copa do Mundo, lutando por um futebol de todos, enfrentando a FIFA e os interesses do imperialismo e defendendo a liberdade de manifestação no Brasil. Levantaremos com cada vez mais força a defesa dos direitos da juventude e dos trabalhadores, da luta pela saúde, educação, moradia, transporte, lazer e rolezinhos.

E, no dia 06/02, temos um primeiro encontro marcado na cidade do Rio de Janeiro: o ato contra o aumento da tarifa de ônibus anunciado por Eduardo Paes. A prefeitura, mais um vez, tenta “brincar” com a coragem da juventude carioca. Mas será mais uma vez esta coragem, ao lado da ousadia de jovens de São Paulo, Minas Gerais e todo o país, que contagiará o Brasil. A temperatura das ruas, garagens, fábricas, shoppings, escolas, estádios e universidades não irá esfriar em 2014.

Pedro Serrano é mestrando em Sociologia e do Juntos! SP, Camila Souza é estudante de Ciências Sociais é do Juntos! MG e Felipe Aveiro é jornalista e do Juntos! RJ 


Últimas notícias