Greve dos garis do ABC: A coragem é contagiosa

04/abr/2014, 10h58

* Daniel Rojas

Todos nós tivemos o prazer de presenciar a vitoriosa greve dos Garis do Rio de Janeiro, que com muita energia e sem o apoio do sindicato e com todo o apoio da Juventude e do Juntos!, mostraram o valor que o coletor de lixo tem para a cidade, tudo isso no meio do carnaval. Uma greve que durou oito dias com muito enfrentamento com a prefeitura, a categoria conquistou aumento de 37 por cento do salário base e 66 por cento no valor do vale alimentação.

1980158_685550901504314_331802539_o A luta por salários dignos e respeito para a categoria avança como uma onda laranja que surge no Rio de Janeiro e chega até os Garis do ABC. Os coletores da empresa LARA Central de Tratamento de Resíduos reivindicam aumento salarial de 15.39%. A empresa se recusa a atender as reivindicações e segue oferendo reajuste de 10%, proposta recusada por três vezes pela categoria.

Os patrões recorreram a Justiça que ordenou 50% do efetivo trabalhando na rua e solicitou ao patrão uma nova proposta de reajuste. Esta nova proposta deveria ter saído ontem às 14h, oque não aconteceu.

Hoje às 17h haverá uma assembleia para decidir os rumos que a greve irá tomar. Mas uma coisa é certa: “Não vamos aceitar nada abaixo do que foi exigido!” O grande exemplo são os companheiros Garis do RJ. Exemplo de que a luta é a única que pode organizar as indignações e reivindicações da classe trabalhadora. E a greve segue forte, animada, com apoio popular e apoio da Juventude.

O Juntos! SEGUE APOIANDO E PARTICIPANDO DA GREVE DOS GARIS DO ABC! PORQUE A LUTA É O QUE MUDA!

* Daniel Rojas é militante do Juntos! Zona Oeste (SP).

Vem aí...

Acampamento Internacional das Juventudes em Luta: Rio de Janeiro, abril de 2017