Por um COCADA a serviço dos estudantes da FATEC
1922333_683326475058643_1742809791_n

Por um COCADA a serviço dos estudantes da FATEC

Para democratizar o Centro Paula Souza e expulsar a Laura Laganá, é preciso democratizar o movimento estudantil! Queremos FATECs padrão FIFA! Queremos democracia nos fóruns do movimento!

29 abr 2014, 13:00

No último período, tivemos uma grande greve de funcionários, professores e estudantes do Centro Paula Souza, e esta exigiu dos estudantes, centros e diretórios acadêmicos, DCE e entidades estudantis, uma organização unitária para conquista de grandes vitórias. Por mais que nossas conquistas tenham sido as maiores já vistas nas FATECs, poderiam ser maiores, algo que transcendesse o plano de carreira. Poderíamos ter conquistas estudantis como restaurantes universitários, permanência estudantil, melhorias nos laboratórios, Wi-Fi, entre outras questões que são discutidas pelos estudantes.

Para que os alunos, CAs e DAs consigam se organizar de fato, temos um espaço de organização e deliberação chamado “COCADA” (Conselho de Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos da FATEC), um espaço democrático onde nossas entidades estudantis se organizam para lutar pelos direitos dos alunos perante ao Centro Paula Souza, e ao governo estadual.

Infelizmente, a atual gestão do DCE organizou tal espaço de uma maneira antidemocrática, sem convocar oficialmente a totalidade das entidade base da FATEC. Ao invés disso, transformou esse num espaço de autoproclamação da força política majoritária do DCE, a União da Juventude Socialista. A convocatória, feita às pressas dois dias antes do conselho (quando estatutariamente deve ser chamado com trinta dias de antecedência), foi feita apenas aos CAs e DAs que, de acordo com a própria gestão do DCE, fazem parte da sua base de apoio. O diretor do DCE responsável pela divulgação se limitou a mandar mensagens aos presidentes de outros CAs e DAs pelo facebook. Com uma divulgação tão falha e antidemocrática que representatividade tiveram, de fato, os estudantes?

Nós, do Juntos, repudiamos tal atitude, achamos que este espaço tem que ser democrático e representativo, organizado pelo conjunto do movimento estudantil, e divulgado com antecedência aos alunos.

O COCADA é necessário e imprescindível. Desde a greve, reivindicamos uma organização real das entidades da FATEC, que mal conseguiram se organizar em muitas unidades por falta de orientação e experiência. O COCADA deve ser o espaço para a organização das pautas da FATEC.

Acreditamos que democratizar o Centro Paula Souza e expulsar Laura Laganá são pautas muito importantes. Mas elas só poderão ser colocadas na realidade dos estudantes com democracia também nos fóruns do movimento estudantil!

Fora Laura Laganá! Democracia na FATEC Já! Queremos FATEC padrão FIFA! Queremos democracia!

Últimas notícias