Nota pública dos movimentos: Copa sem povo, tô na rua de novo!
10350234_792192560806029_218098269_o

Nota pública dos movimentos: Copa sem povo, tô na rua de novo!

A Copa do Mundo nem começou e já tem seus derrotados. Para atender aos negócios milionários da FIFA e suas empresas parceiras, os governos instauraram um verdadeiro estado de exceção onde os direitos básicos da população são violados.

16 maio 2014, 20:09

A Copa do Mundo nem começou e já tem seus derrotados. Para atender aos negócios milionários da FIFA e suas empresas parceiras, os governos instauraram um verdadeiro estado de exceção onde os direitos básicos da população são violados. São milhares as famílias vítimas da Copa em todo Brasil.

Enquanto as construtoras e empreiteiras têm lucros astronômicos há milhares de trabalhadores sendo removidos de suas casas, seja pelas ações violentas de despejo, seja pelo preço exorbitante dos aluguéis a partir do avanço da especulação imobiliária. Ao mesmo tempo, o número de operários mortos nas obras da Copa não para de crescer.

Tudo amparado por um enorme aparato repressivo que tenta impedir a livre expressão e o direito do povo de se manifestar contra as injustiças.

Neste dia 15 de maio (#15M) voltamos às ruas para virar o jogo. Fizemos mobilizações durante todo o dia. Mais do que uma taça, o que o Brasil merece é o “Hexa dos Direitos”. Para que possamos exigir nas ruas o hexa de direitos, é urgente a garantia do direito à livre manifestação como fundamento de uma sociedade democrática. Basta de repressão. terrorista é a FIFA!

As organizações populares e de juventude que construiram esse 15M se uniram para dar um basta ao desgoverno da FIFA e recolocar a necessidade da garantia dos direitos:

1 – MORADIA – Nenhuma remoção forçada pela Copa do Mundo! Abaixo a especulação imobiliária, pelo controle do valor dos aluguéis e mudanças no Minha Casa Minha Vida. Desapropriação imediata do terreno da Ocupação Copa do Povo, para Habitação Popular!

2 – JUSTIÇA – Abaixo a repressão e as leis antiprotesto. Desmilitarização da polícia já.

3 – SAÙDE – Mais verbas para a saúde pública, fim ao subsídio aos planos de saúde e às privatizações. 10% do PIB para a saúde pública

4 – EDUCAÇÂO – 10% do PIB em educação pública, atendimento à toda a demanda por creches e democratização do acesso às universidades públicas

5 – TRANSPORTE – Aumento de tarifas nunca mais! Por um transporte gratuito e de qualidade como direito de todos

6 – SOBERANIA – FIFA Go Home! Nenhuma ingerência da FIFA no Estado brasileiro, garantia do trabalho informal e prevenção efetiva da exploração sexual

No próximo dia 22 de maio estaremos novamente nas ruas!

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TETO (MTST)
FRENTE DE RESISTÊNCIA URBANA
MOVIMENTO PASSE LIVRE (MPL)
COMITÊ POPULAR DA COPA
SE NÃO TIVER DIREITOS, NÃO VAI TER COPA
COLETIVO JUNTOS
ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES DA FEIRA DA MADRUGADA (ASCINP)
NÓS DA SUL
FRENTE NACIONAL DE LUTA – CAMPO E CIDADE
REDE EMANCIPA DE CURSINHOS POPULARES

Últimas notícias