Nota de apoio do Juntas! à Maria Clara Bubna!

26/jun/2014, 11h47

Recentemente tem ganhado repercussão mais um episódio de opressão machista sofrido pela estudante de Direito da UERJ, Maria Clara Bubna.

Bernardo Santoro ,um dos professores da estudante, que nos últimos dias publicou em sua página do facebook um texto que ridiculariza a luta feminista, tem perseguido e difamado Maria Clara Bubna dentro da universidade, sob falsas acusações. A estudante também tem recebido ameaças anônimas por facebook e e-mail, sendo chamada de “Vaca” e dizendo que ela merecia ter um “estupro corretivo”.
Nós do coletivo feminista Juntas! queremos dar o nosso total apoio a Maria Clara Bubna, por que entendemos que tal episódio é um reflexo da nossa sociedade machista e que é fundamental a união das mulheres na luta contra essa opressão. Sendo assim declaramos também o nosso repúdio as ações do professor Bernardo Santoro que, como formador de opinião deveria ter mais consciência das suas ações e discursos.
Todos os dias mulheres são oprimidas, assediadas e violentadas das mais diversas formas, sendo o elo mais fraco dessa sociedade. Muitas não tem o direito a voz e sentem medo de quebrar o silêncio para expor toda opressão que sofrem. Travaremos uma luta incessante para que essa sociedade se torne cada vez mais igualitária, livre de opressões machistas que ridicularizam e secundarizam a luta das mulheres, e assim faremos repercutir a voz de quem historicamente foi silenciada.

Juntas! A luta das mulheres muda o mundo

Vem aí...

Acampamento Internacional das Juventudes em Luta: Rio de Janeiro, abril de 2017