O Cais é do povo, como o céu é do condor #OcupeEstelita
estelita3

O Cais é do povo, como o céu é do condor #OcupeEstelita

Nós do Juntos! resistimos junto com todos do Ocupe Estelita, porque acreditamos que o Cais deveria ser destinado a moradia para as pessoas que estão sendo removidas de suas casas por empreiteiras para ser construído projetos como este. Se morar é um privilegio, ocupar é um direito.

*Derick Xavier e Maria Brandão

Há 3 anos atras o grupo do direitos urbanos vem tomando frente na luta pelo Cais José Estelita, que fica em Recife, Pernambuco. O cais esta há anos abandonado e a empresa Moura Dubeux (MD), comprou o terreno – público – em um leilão, de forma completamente ilegal; juntamente com a prefeitura e o governo do estado elaborou um projeto em que visa verticalizar a cidade com a construção de 13 prédios residenciais e empresariais, causando um impacto ambiental enorme e privilegiando apenas uma elite, pequena parcela de pessoas da cidade, que já é privilegiada.

#FifaGoHome

Logo ao lado do Cais existem centenas de famílias ocupando um outro terreno por não ter moradia digna, quando o ano inteiro a pauta de luta pelo direito de morar tem sido latente. Este ano, na quarta feira (21/05), a MD, na calada da noite começou a demolir o cais e várias pessoas no mesmo instante se mobilizaram para ir até o local e impedir a demolição. Com vitória, foi paralisada a demolição no mesmo instante em que decidimos entrar no Cais e ocupar. Nos primeiros dias as pessoas que ocuparam estavam sitiadas pela policia militar: ninguém entrava e ninguém saía. A mídia por sua vez tentou esconder a ocupação para a sociedade civil e o consórcio responsável pelas obras investiu pesado no marketing do projeto. Com o apoio do Ministério Público, de alguns promotores, advogados de direitos humanos, foi legitimada a ocupação e que qualquer pessoa poderia entrar e sair para garantir mantimentos para os ocupantes.

Durante uma semana de ocupação, foram realizadas várias atividades, juntamente com a comunidade que vive próximo ao Cais, como: oficina de pipa, de grafite, yoga, aulas publicas, dentre outras. O movimento #OcupeEstelita se tornou um movimento horizontal e de construção coletiva, rapidamente o movimento tomou conta das redes sociais com o “#OcupeEstelita”, cantores como Karina Buhr, China, Jorge Du peixe; o Deputado Federal Jean Wyllys e outros artistas, mostraram seu apoio ao movimento, que por sua vez ganha mais força a cada dia.

A cidade é nossa: Ocupe-a

Nós mostramos, na prática, que além de querermos um outro modelo de cidade, é possível uma outra forma de se viver. Uma vida mais social, coletiva, democratica e sustentável. Nós do Juntos! resistimos junto com todos do Ocupe Estelita, porque acreditamos que o Cais deveria ser destinado a moradia para as pessoas que estão sendo removidas de suas casas por empreiteiras para ser construído projetos como este.

Se morar é um privilegio, ocupar é um direito!

 

* Derick e Maria são militantes do Juntos! Nas Escolas em Pernambuco

 


Últimas notícias