Vitória no Uruguai: No a La Baja!
uruguai

Vitória no Uruguai: No a La Baja!

O povo uruguaio decidiu em plebiscito não reduzir a maioridade penal. As razões e as soluções para a violencia não são simples, não podemos permitir a criminalização da juventude pobre e negra!

*João Berkson

**Ana Karla

 

Ao mesmo tempo que neste dia 26 de outubro tivemos as eleições que decidiram a nova presidência do Brasil, no Uruguai o povo foi chamado às urnas para decidir em plebiscito popular sobre a redução da maioridade penal. Lá no Uruguai, 53% dos uruguaios e uruguaias rejeitaram a proposta de reduzir a maioridade penal dos jovens de 18 anos para 16 anos.

Nós do Juntos! recebemos com muita alegria esta noticia. Ela mostra que o Uruguai conseguiu avançar em mais um dos debates tabus da nossa sociedade. Após descriminalizar o aborto e legalizar a maconha, o nosso país vizinho em decisão democrática após meses de discussão recusou a proposta punitiva de tratamento dos jovens infratores.

Mesmo com o processo tendo se iniciado com uma vantagem do movimento pró-redução da maioridade penal de cerca de 20% nas pesquisas, as próprias discussões e acumulo de informações levaram à população a votar contra esta lei. Cabe a nós da juventude brasileira também avançarmos neste debate em nosso país.

Sabemos que os setores mais conservadores do Brasil fazem campanha aberta pela criminalização da juventude e tentam colocá-los como protagonistas da violência. Porém, são os jovens as maiores vítimas de homicídios no nosso país. As infrações cometidas pelos jovens não podem ser tratadas pela lógica punitiva que lembra o Código de Hamurabi.

Esta vitoria do Uruguai nos fortalece no combate à criminalização da juventude e aponta para outro tratamento aos jovens, em uma lógica sócio-educativa que deve incluir os jovens na sociedade e não exclui-los privando-os de um futuro. Estamos juntos nas luta pela não criminalização da juventude e da pobreza.

Não podemos prender o nosso futuro!

#NoALaBaja!

*João Berkson é membro do GTN do Juntos! e estudante de Física na UeVA

** Ana Karla é diretora do DCE-UeVA, estudantes de Ciencias Sociais da UeVA e militante do Juntos!

 


Últimas notícias