Por mais direitos para expressar minha negritude
maisdir

Por mais direitos para expressar minha negritude

A luta por nossos direitos, por mais direitos, é uma luta nossa. E que todos os dias se tornem dia de termos consciência da nossa negritude!

Juntos Negros e Negras 9 nov 2014, 18:47

Juntos! Negras e Negros

A luta pelos direitos de negras e negros não Brasil não é de hoje. Desde a abolição da escravatura, e antes dela, grandes lutadores colocaram suas vidas a disposição da melhoria da vida daqueles que, até hoje, veem seus direitos retirados pela sua cor de pele. A forma como a polícia segue matando negros na favela, como muitos discriminados no mundo do trabalho, nas ruas, tudo isso mostra que a nossa luta só começou.

O Juntos! acredita que essa luta passa também pela expressão da nossa negritude. O direito de nos expressar como somos, de nos orgulhar de nossas origens, de resgatar nossa história também nos é retirado todos os dias. Apesar dos avanços, ainda há muito o que lutar. É preciso que demonstremos o que somos e como o somos. Atualmente, até nossas marcas, como o cabelo black power, os turbantes, as estampas étnicas, tem sido tomadas de nós pela moda branca. Quantas vezes vemos em revistas mulheres brancas usando nossos turbantes ou nossas cores e estampas, sem que se faça a referência histórica do por que desses marcos?

Precisamos tomar posse do que é nosso: a cultura, a moda, nossa raiz. E é por isso que o Juntos! convida para a construção da campanha: Por Mais Direitos Para Expressar Minha Negritude! A ideia é simples: se nossa negritude se expressa de maneiras diferentes para cada um, porque não mostrar ao mundo como é que se expressa pra você? Queremos saber como você sente e percebe sua negritude.

Mande fotos, poemas, músicas, textos. Diga pra nós: o que é a sua negritude em você? Mande para o nosso site, para o nosso facebook, use #ExpressandoNegritude.

A luta por nossos direitos, por mais direitos, é uma luta nossa. E que todos os dias se tornem dia de termos consciência da nossa negritude!


Últimas notícias