PERNAMBUCO: Ambulantes ocupam Câmara Municipal do Recife pelo direito ao trabalho!

29/jan/2015, 23h09

*Maria Augusta Brandão

Em meio a um processo de higienização social em Pernambuco, no bairro do Recife, a resistência se encontra no SINTRACI (sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras do comercio informal), que ocupam, nesse instante, a câmara municipal, exigindo seu direito ao trabalho e reivindicando um shopping popular para o comércio informal.

O estado de Pernambuco, hoje, mais do que nunca, vivencia uma total segregação social. Os locais do centro do Recife estão sendo alvo da especulação imobiliária, com isso, tendo que fazer uma “limpeza” social em todo seu entorno. São mais de 200 famílias que estão sendo impedidas de circular nas ruas do recife para trabalhar e ter como se sustentar.

A política racista e higienista de Paulo Câmara (PSB) e Geraldo Júlio(PSB), só mostra para quem a cidade é construída. Esse é um modelo de cidade que constrói torres de luxo para ricos e despeja o pobre. Esse é um modelo de cidade que a Revista Obrigatória da PM é só para o negro. E não é este modelo de cidade que queremos.

Durante a ocupação, em uma reunião que aconteceu nesta tarde na prefeitura, foi acordado que não haveria o uso da força policial para retirar os ambulantes da câmara e que uma próxima reunião aconteceria na terça feira 03/02. Os trabalhadores decidiram manter a ocupação até o dia da reunião. Porém a prefeitura, mais uma vez, não cumpriu com o que foi acordado e neste momento chegaram mais carros do choque e bombeiros para uma possível reintegração de posse.

Vamos continuar na luta junto com os ambulantes. Pelo direito ao trabalho, pelo direito a uma vida digna.

PM de Pernambuco cerca Câmara Municipal de Pernambuco

PM de Pernambuco cerca Câmara Municipal de Pernambuco

 

Maria Augusta Brandão é militante do Juntos! de Pernambuco