#18M: Um grito anticapitalista em Frankfurt
chama

#18M: Um grito anticapitalista em Frankfurt

Frankfurt dificilmente esquecerá tão cedo o 18 de março. Que o grito anticapitalista de Frankfurt incendeie ainda mais o espírito de resistência da juventude!

Charles Rosa 18 mar 2015, 22:10
Charles Rosa 
Frankfurt dificilmente esquecerá tão cedo o 18 de março. Para a cúpula da Troika, a data seria marcada pela inauguração das imponentes e novas Torres do Banco Central Europeu. Seria, se não fossem os anticapitalistas. Apesar de não-convidados, milhares deles partiram de todas as partes da Europa até a cidade alemã para denunciar o que os representantes dos bancos insistem em ignorar: a juventude e os trabalhadores do continente já não suportam mais a austeridade e o capitalismo em sua fase mais decadente.

Enquanto a polícia de Ângela Merkel explicava com seus canhões de água aos manifestantes o que significava a liberdade numa das capitais do neoliberalismo, as barricadas acinzentavam o céu de Frankfurt com a fumaça anticapitalista. Noticiários televisivos reportavam a coragem de três alpinistas, que aproveitando uma brecha da segurança, escalaram a suntuosa sede do BCE para estender a faixa “Capitalismo mata”. Das ruas, era possível ouvir a todo instante o grito de guerra dos manifestantes: “Anti, anti, anticapitalistas!”.

Alguns ativistas mais “antigos” certamente se recordaram das tardes de julho de 2001 em Gênova. Uma lembrança mais do que válida. Mas, ao contrário daquela época, a vanguarda combativa de hoje pode contar, em alguns lugares pelo menos, com um desenvolvimento maior de alternativas políticas radicais ao fundamentalismo de mercado. Syriza (que, aliás, é herdeiro direto do movimento altermundista do período de Gênova) no governo da Grécia, incomodando os poderosos da banca ao instalar a auditoria da dívida grega, constitui o exemplo mais concreto de que a organização da indignação anticapitalista é o pavor dos capitalistas.

A Europa está em chamas. Que o grito anticapitalista de Frankfurt incendeie ainda mais o espírito de resistência da juventude!

Charles Rosa é da Equipe de Comunicação do Juntos!


Últimas notícias