Trabalhadores do McDonald’s se mobilizam por mais direitos em SP!
dxezs

Trabalhadores do McDonald’s se mobilizam por mais direitos em SP!

Reflexo de lutas globais contra as péssimas condições de trabalho e por melhores salários no McDonald’s e da recente dinâmica brasileira de protestos e greves, a juventude trabalhadora escolheu não se calar e lutar por seus direitos. Estamos Juntos na luta por melhores condições de trabalho!

Felipe Bisulli 21 mar 2015, 01:59

Felipe Bisulli

Exigindo o fim do acúmulo de funções e adicional insalubridade, a Avenida Paulista, na ultima quinta-feira (18), foi palco de um novo setor da classe trabalhadora que entra em ação: os trabalhadores da rede de Fast Food McDonald’s.

A mobilização contribuiu para que a 1ª Vara do Trabalho de Barueri proibisse que a empresa utilizasse uma manobra contábil que diminuía o valor final dos holerites dos empregados em relação a soma dos vencimentos contidos neles. Esta prática apenas mais uma dentre tantas praticadas pela franquia brasileira (empresa Arcos Dourados, de faturamento anual na casa do R$ 1,5bi em média) da maior rede de fast foods do mundo, o que configura claramente dumping social.

Composta majoritariamente por jovens, a categoria, junto com outros setores precarizados, como os atendentes de telemarketing, é das que mais sofrem com as recentes retiradas de direitos trabalhistas realizadas pelo governo Dilma(MP 664 e 665), em especial  a que dificulta o acesso ao seguro desemprego uma vez que há pouca estabilidade e as empresas tratam o trabalhador como mercadoria descartável. No próximo período, não é difícil prever que eles estarão cada vez mais na rua para barrar o ataque a seus direitos.

Reflexo de lutas globais contra as péssimas condições de trabalho e por melhores salários no McDonald’s e da recente dinâmica brasileira de protestos e greves, a juventude trabalhadora escolheu não se calar e lutar por seus direitos. Estamos Juntos na luta por melhores condições de trabalho!

Felipe Bisulli é trabalhador do Metrô SP e militante do Juntos!


Últimas notícias