Eleições PUCRS – Uma vitória de Junho de 2013 sobre o 15 de março de 2015
todos vitoria

Eleições PUCRS – Uma vitória de Junho de 2013 sobre o 15 de março de 2015

Pela terceira vez a esquerda segue no DCE da PUCRS. Durante 20 anos uma verdadeira máfia estudantil, com a conivência da reitoria, comandou a entidade. Em 2011, a partir de muita mobilização estudantil, esse quadro mudou.

Raquel Matos e Tássia Lopes 22 abr 2015, 21:32

*Raquel Matos e Tássia Lopes

 

Pela terceira vez a esquerda segue no DCE da PUCRS. A principal universidade particular do RS teve suas eleições nos dias 14 e 16 de abril (dia 15 de abril foi a data nacional de paralização contra as terceirizações, como em Porto Alegre foi muito forte, com suspensão dos serviços de transporte, a comissão eleitoral decidiu transferir o último dia de votação). Durante 20 anos uma verdadeira máfia estudantil, com a conivência da reitoria, comandou a entidade. Com movimentações financeiras exorbitantes, financiaram campanhas de conhecido deputado, fraudaram editais, não realizavam prestação de contas. Em 2011, a partir de muita mobilização estudantil, esse quadro mudou.

O JUNTOS! fez parte da construção e da campanha da Chapa 3 – TOD@S: Unidade Para Avançar! Reivindicamos nossa incansável juventude que esteve desde a primeira hora do primeiro dia até o fechamento da última urna no segundo dia. Debatendo, construindo, disputando nosso projeto de educação e sociedade. Essas foram as eleições mais disputadas e mais politizadas que a universidade já teve. Disputamos contra o retrocesso que significaria se a chapa 2 – Movimento Apartidário Estudantil vencesse. Financiada pela UEE-RS, entidade que vive do dinheiro de carteirinhas, sem compromisso algum com a democracia, dirigida por Fábio Kucera do PTB, cumpriu um papel lastimável de despolitização ao fazer um debate rasteiro sobre partidos e principalmente, de defesa de um projeto elitista de universidade que vai ao encontro com os interesses dos donos da PUC. Mostramos que de “apartidários” não tinham nada. Foram eleições duríssimas, logo no início houve um caso absurdo de racismo de um integrante dessa chapa contra uma colega da nossa: “Vai lavar esse teu cabelo pra falar comigo, sua suja. Vai tomar banho. Tu tem essa cara de suja, tu é toda suja, sai daqui”, foram as palavras ditas à estudante negra.

De sala em sala, grupo em grupo, panfleto em panfleto, conseguimos desconstruir esse falso apartidarismo e apresentar um programa popular para os estudantes da PUCRS. Felizmente, a vitória da luta por mais direitos dentro da universidade se deu nas urnas e vai se dar no dia a dia da nova gestão. Oxigenada e abnegada em construir uma PUCR$ diferente!

Já tivemos muito avanços enquanto DCE em 2014: emissão de documentos gratuitos, diminuição do preço do RU, jantar para estudantes do noturno, luta contra o aumento das mensalidades e contra a restrição e retirada do FIES que atinge 20.000 estudantes, e principalmente, incentivo no dia a dia a construção de um movimento estudantil democrático.

Não há dúvidas que 2015 será um ano de muitas lutas. Com o aprofundamento da crise a juventude é a que mais sofre com os cortes de investimento. Nós do movimento JUNTOS! Estamos orgulhosos de fazer parte desta gestão. Estaremos na defesa intransigente de uma universidade mais democrática e acessível a tod@s. À luta!

todos vitoria

RESULTADO DAS ELEIÇÕES DCE/PUCRS:

Chapa 01 – Mais Vale o Que Será (466 votos)
Chapa 02 – Movimento Apartidário de Estudantes / MAE (2.025 votos)
Chapa 03 – Tod@s: Unidade Para Avançar (2.201 votos)
Chapa 04 – Somos Todos Filhos da PUC (57 votos)
Chapa 05 – Nossa Força, Nossa Voz (145 votos)
Chapa 06 – DCE Não me representa (02 votos)

TOTAL: 4.944


Últimas notícias