Um passo a frente: II Assembleia Estadual da Água
jutso

Um passo a frente: II Assembleia Estadual da Água

A 2ª Assembleia Estadual da Água, realizada no ultimo sábado em São Paulo, foi um grande feito! Reunimos cerca de 120 pessoas de 18 cidades do estado, representando 30 organizações, movimentos sociais, coletivos, universidades e ONGs.

Andreia Bianchi 21 maio 2015, 23:47

A 2ª Assembleia Estadual da Água, realizada no ultimo sábado em São Paulo, foi um grande feito! Mesmo com nossas dificuldades de mobilização, tanto por conta das diversas atividades que estamos realizando nesse mês de maio quanto pela própria pauta, jogada para escanteio pela mídia nesses últimos meses, reunimos cerca de 120 pessoas de 18 cidades do estado, representando 30 organizações, movimentos sociais, coletivos, universidades e ONGs.

A mesa de abertura demonstrou grande força política da Assembleia, contando com a presença de Michel Löwy, Josué Rocha (MTST), Ricardo Manuel Castro (promotor de justiça do Ministério Público responsável por obrigar a Sabesp a divulgar os valores negativos do volume morto), Marusia Whately (Aliança Pela Água, principal porta-voz do terceiro setor nessa pauta), Marzeni Pereira (LSR/técnico da Sabesp que foi demitido) e os companheiros da Conlutas e Coletivo de Luta Pela Água.

No período da tarde ocorreram GDs temáticos, nos quais professores universitários, representantes de ONGs (dentre elas Greenpeace, IDEC e Artigo 19, as mais envolvidas com a crise no momento), movimentos sociais e ativistas foram convidados para contribuir com o debate. Deve ser ressaltada a participação dos companheiros de Itu e Sorocaba, que através da Assembleia estão organizando um comitê regional para atuarem no interior.

Saímos com o grande saldo político de sermos os articuladores entre movimentos tão distintos e tivemos como principal encaminhamento da Assembleia a campanha “essa conta não é nossa”, contra o aumento das tarifas de água em todo o estado.

Quem tiver interesse pode rever a mesa de abertura no link (as falas começam a partir dos 20 min): http://postv.org/post/119106178697/assembleia-estadual-da-agua-sao-paulo-sp

Andreia Bianchi é geógrafa, militante do JUNTOS  do PSOL e organizadora da Assembleia Estadual da água


Últimas notícias