Nota do Juntos! e da ANEL sobre o 54º CONUNE e o 3º Congresso Nacional da ANEL
oposicaoune

Nota do Juntos! e da ANEL sobre o 54º CONUNE e o 3º Congresso Nacional da ANEL

Para estreitar nossas relações em nível nacional, a ANEL decide por enviar Arielli Tavares, aos espaços da Oposição de Esquerda e do Juntos! no 54º CONUNE e o Movimento Juntos! decide por enviar Filipe Jordão Monteiro ao 3º Congresso Nacional da ANEL.

O Juntos!, que compõe a Oposição de Esquerda da UNE, e a Assembleia Nacional de Estudantes – Livre (ANEL), intervêm no Movimento Estudantil brasileiro impulsionando lutas da juventude com muita combatividade e independência frente ao Governo Dilma, o Congresso Nacional e a oposição de direita.

Nas lutas não há duvida que a marca é a unidade entre a ANEL e o Juntos!, e com o conjunto da oposição de esquerda da UNE. E não é à toa que e o Juntos! e a ANEL estão em unidade na direção de dois dos principais DCEs do país, USP e UFRGS. E a direção dos DCEs da UFRJ e UFMG é formada pela ANEL e outros coletivos de Oposição de Esquerda da UNE. A nossa experiência comum nas lutas deixa evidente que a unidade potencializa nossas iniciativas e possibilidades de vitórias ao conjunto do Movimento Estudantil e a juventude brasileira.

Entretanto, é um fato que a nossa divisão organizativa nacional prejudica e impede o desenvolvimento das potencialidades das nossas unidades locais, na base. Ao mesmo tempo, vivemos um momento político ímpar na história brasileira com a inauguração de um novo momento na reorganização. Há um processo crescente de ruptura com o Governo Dilma e as direções traidoras do movimento de massas.

Sendo assim, para estreitar nossas relações em nível nacional, a ANEL decide por enviar uma representante da Comissão Executiva nacional da ANEL e diretora do DCE da USP, Arielli Tavares, aos espaços da Oposição de Esquerda e do Juntos! no 54º Congresso da UNE para acompanhar de perto os trabalhos do Juntos! e da Oposição de Esquerda da UNE. E o Movimento Juntos! decide por enviar Filipe Jordão Monteiro do Grupo de Trabalho Nacional do Juntos ao 3º Congresso Nacional da ANEL para acompanhar de perto e conhecer os trabalhos dessa entidade. Dessa forma, buscaremos avançar em nossas trocas de experiências nacionais com perspectiva de fortalecer e ampliar nossa unidade, além de refletir sobre os rumos do Movimento Estudantil brasileiro.

Grupo de trabalho Nacional do Juntos!
Comissão Executiva Nacional da ANEL


Últimas notícias