Nota do Juntos! e da ANEL sobre o 54º CONUNE e o 3º Congresso Nacional da ANEL

Juntos 03/jun/2015, 15h32

O Juntos!, que compõe a Oposição de Esquerda da UNE, e a Assembleia Nacional de Estudantes – Livre (ANEL), intervêm no Movimento Estudantil brasileiro impulsionando lutas da juventude com muita combatividade e independência frente ao Governo Dilma, o Congresso Nacional e a oposição de direita.

Nas lutas não há duvida que a marca é a unidade entre a ANEL e o Juntos!, e com o conjunto da oposição de esquerda da UNE. E não é à toa que e o Juntos! e a ANEL estão em unidade na direção de dois dos principais DCEs do país, USP e UFRGS. E a direção dos DCEs da UFRJ e UFMG é formada pela ANEL e outros coletivos de Oposição de Esquerda da UNE. A nossa experiência comum nas lutas deixa evidente que a unidade potencializa nossas iniciativas e possibilidades de vitórias ao conjunto do Movimento Estudantil e a juventude brasileira.

Entretanto, é um fato que a nossa divisão organizativa nacional prejudica e impede o desenvolvimento das potencialidades das nossas unidades locais, na base. Ao mesmo tempo, vivemos um momento político ímpar na história brasileira com a inauguração de um novo momento na reorganização. Há um processo crescente de ruptura com o Governo Dilma e as direções traidoras do movimento de massas.

Sendo assim, para estreitar nossas relações em nível nacional, a ANEL decide por enviar uma representante da Comissão Executiva nacional da ANEL e diretora do DCE da USP, Arielli Tavares, aos espaços da Oposição de Esquerda e do Juntos! no 54º Congresso da UNE para acompanhar de perto os trabalhos do Juntos! e da Oposição de Esquerda da UNE. E o Movimento Juntos! decide por enviar Filipe Jordão Monteiro do Grupo de Trabalho Nacional do Juntos ao 3º Congresso Nacional da ANEL para acompanhar de perto e conhecer os trabalhos dessa entidade. Dessa forma, buscaremos avançar em nossas trocas de experiências nacionais com perspectiva de fortalecer e ampliar nossa unidade, além de refletir sobre os rumos do Movimento Estudantil brasileiro.

Grupo de trabalho Nacional do Juntos!
Comissão Executiva Nacional da ANEL

Vem aí...

Acampamento Internacional das Juventudes em Luta: Rio de Janeiro, abril de 2017