Hermione negra e hegemonia branca nas artes
34

Hermione negra e hegemonia branca nas artes

Com a divulgação do elenco da peça “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” surge uma polêmica sobre a atriz que interpretará Hermione: Noma Dumezweni é negra.

Juntos Negros e Negras 21 dez 2015, 20:03

Por Felipe Simoni, militante do Juntos Negros e Negras SP.

“Olhos castanhos, cabelo crespo e muito inteligente. Pele branca nunca foi especificada.”

Foi dessa maneira que J. K. Rowling, autora de Harry Potter, descreveu a personagem Hermione Granger em seu Twitter, comemorando a escalação da mais nova intérprete da bruxa na peça de teatro “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”.

A peça, que é considerada a continuação da série que foi sucesso no mundo inteiro, contará uma história passada alguns anos depois da história dos livros. Assim, os atores que interpretarão o trio principal, Harry, Rony e Hermione, são atores mais velhos. Mas não foi esse o centro da polêmica que surgiu entre alguns fãs.

A atriz que interpretará Hermione é Noma Dumezweni, nascida no Reino da Suazilândia, sul da África. Tem uma carreira longa e prestigiada no teatro, televisão e cinema britânicos. Mas parece que o fato de ela ser negra incomodou bastante alguns fãs da série. “Como assim a Hermione vai ser negra? Ela não tem nada a ver com a Hermione.”

image

Jamie Parker (Harry Potter), Noma Dumezweni (Hermione) e Paul Thornley (Rony)

Muitos questionaram o fato de Noma ser fisicamente diferente de Emma Watson, atriz branca que interpretou Hermione nos sete filmes de Harry Potter. Porém, ninguém se questionou que a própria Emma não se encaixa nas poucas descrições físicas sobre a personagem nos livros. Como disse criadora da personagem, e também roteirista da peça, Hermione nunca teve sua cor de pele revelada, apenas algumas características físicas foram atribuídas à ela como os dentes grandes, o cabelo castanho crespo e olhos castanhos. À época da contratação de atores para os filmes J.K. Rowling fez apenas uma exigência sobre eles: todos tinham que ser britânicos, independentemente de qualquer outra característica.

Entretanto, é uma realidade que existe uma supremacia branca nas artes e na indústria cultural de massas, onde são contratados muito mais atores e atrizes brancos do que os negros, principalmente quando se trata de um papel principal. Aproveitando a deixa de que Hermione nunca foi bem descrita fisicamente, escalaram Emma para interpretá-la: branca, cabelo liso, mas volumoso, e britânica.

Pra mostrar como isso é geral, e não específico de Harry Potter, outro caso bem recente de personagem principal negra interpretada em uma adaptação por uma atriz branca é o de Katniss Everdeen, da série Jogos Vorazes, que é descrita nos livros como tendo a pele escura, característica do local onde a personagem vive, mas que nas telonas foi interpretada pela atriz branca Jennifer Lawrence.

6

Fonte: http://mariannewiththesteadyhands.tumblr.com/post/107840627952/hermione-for-awfulreference-merry-christmas-micky

O fato é que Noma se encaixa perfeitamente nas descrições da personagem e toda a contestação de sua escolha como intérprete de Hermione é um reflexo dessa hegemonia branca instaurada no meio artístico. As pessoas se incomodaram em ver que uma atriz negra interpretará uma personagem que foi construída por anos como branca, mas não se incomodam quando vêm a Cleópatra ser interpretada por Elizabeth Taylor.

 

A escolha de Noma para dar vida à Hermione adulta na nova peça de Harry Potter é uma grande vitória para o movimento negro, para a representação do povo negro, afinal ela estará interpretando uma personagem muito conhecida na cultura de massas, e representatividade importa muito!


Últimas notícias