Quero meu emprego e salários garantidos para ficar de quarentena!
Defendemos emprego e salário garantidos.

Quero meu emprego e salários garantidos para ficar de quarentena!

O movimento Juntos defende, desde o início da crise do coronavírus, medidas de isolamento, por sabermos que essa é a única forma de impedir a transmissão e o contágio do vírus.

22 mar 2020, 15:52

O movimento Juntos defende, desde o início da crise do coronavírus, medidas de isolamento, por sabermos que essa é a única forma de impedir a transmissão e o contágio do vírus. No entanto, em um país tão desigual como o Brasil, muitos se perguntam: como?

Trabalhadores informais, terceirizados, pequenos comerciantes, ambulantes e estudantes trabalhadores encontram muitas dificuldades para paralisar suas atividades e ficar em suas casas. Boa parte das empresas colocam os lucros acima da vida de seus funcionários, impedindo que suas atividades sejam interrompidas e a quarentena dos trabalhadores. Outro caso crítico é o dos trabalhadores informais, como no caso dos motoristas e entregadores de aplicativo, ambulantes, entre outros. Estes, dependem da renda que conquistam diariamente com seus trabalhos para sua sobrevivência, sendo financeiramente coagidos a continuarem trabalhando e correndo riscos de saúde.

Sabemos que os jovens são uma grande parcela dos afetados com esta crise por ocuparem boa parte dos subempregos e atividades informais, a exemplo dos estudantes que vendem doces e outros artigos em suas faculdades, os funcionários de call center, os trabalhadores de Rapi ou Uber e muitos outros.

A juventude trabalhadora está indignada e já se organiza coletivamente, como vemos no caso dos trabalhadores de call-center. O próprio presidente Bolsonaro já se pronunciou proibindo a greve dos trabalhadores do telemarketing, mas, apesar da repressão dos governos estaduais e federal, o movimento só cresce. Já há uma convocação para o dia 23/03 de uma parada geral do telemarketing, da qual queremos fazer parte e ajudar a repercutir massivamente nas redes.

Neste momento, é imprescindível a reivindicação de políticas públicas que garantam os empregos e salários de todos os trabalhadores. Entre elas, é urgente a implementação da renda básica universal, que prevê incentivos financeiros para todos os brasileiros em situação de vulnerabilidade social e econômica, para que possam ficar em suas casas. Quarentena é direito, e não privilégio!

Enquanto Juntos, iremos construir iniciativas e campanhas virtuais para pressionar o poder público e as empresas para que tomem medidas de segurança física, psicológica e econômica de todos os brasileiros. Contamos com vocês para nos ajudarem nessa luta!

#TrabalhadoresQueremViver

#QuarentenaComSaláriosGarantidos

#RendaBasicaJa

Últimas notícias