Dia Mundial da Saúde
Nota do Núcleo Juntos! Saúde

Dia Mundial da Saúde

Vamos mostrar nossa indignação e insatisfação e defender a vida e a saúde. É o momento de aumentar a sonoridade com um grande panelaço.

Juntos Saúde 6 abr 2020, 16:25

No Brasil, a pandemia do coronavírus toma proporções enormes e numa escala exponencial. Já são milhares de infectados e centenas de mortes por todo país. A crise sanitária e econômica atinge o sistema globalmente. Porém, o presidente Bolsonaro que é contra a ciência, tem incentivado as pessoas a saírem para as ruas, rompendo a orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Não podemos admitir que o interesse dos grandes empresários e financiadores da campanha do presidente prevaleçam sobre o direito à vida.

Por isso, nesta terça-feira, 7 de abril de 2020, devemos retomar o espírito da luta pela Reforma Sanitária que possibilitou a criação do nosso Sistema Único de Saúde na década de 80 e registrar como um dia de luta em defesa da vida, do SUS e dos profissionais da saúde. Vamos mostrar nossa indignação e insatisfação e defender a vida e a saúde. É o momento de aumentar a sonoridade com um grande panelaço.

TODA SOLIDARIEDADE AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE:

1) Em defesa da vida de quem cuida da saúde: garantia de EPI’S (máscaras, luvas, gorro, óculos de proteção ou protetor facial, avental, álcool gel e higienização dos locais de trabalho) e atendimento das demandas em saúde mental dos profissionais de saúde.

2) Em defesa do SUS: contra qualquer forma de privatização da saúde.

3)  Pelo direito ao isolamento social: Renda Básica Já!

4) Pela garantia de testes rápidos em massa nos profissionais da saúde, trabalhadores dos serviços essenciais e no conjunto da população

5) Pela contratação de profissionais da saúde, criação de novos leitos de UTI.

6) Leitos Para Todos: disponibilização dos leitos em hospitais privados e criação de fila única para acesso aos leitos.

7) Pela vida da população negra, pobre e periférica: distribuição de materiais de higiene pessoal nas periferias com logística própria


Últimas notícias