Pela democracia e participação estudantil na UNIRIO
IMG-20200624-WA0097-1

Pela democracia e participação estudantil na UNIRIO

Reivindicamos que todos os debates sejam feitos com a presença do DCE da Unirio, representação máxima estudantil, garantindo assim a democracia interna da universidade.

Amanda Nolasco e Carol Mulato 24 jun 2020, 13:36

Após a chegada da pandemia, a UniRio teve suas atividades suspensas e assim como praticamente todas as universidades do país, também está discutindo sobre a retomada do período letivo via atividades remotas. O ensino remoto foi colocado em pauta, visto que não temos previsão do término do isolamento social. Este tipo de configuração não se torna possível de ser aplicada sem haver uma perda na qualidade do ensino e uma inviabilização do acesso à educação para uma parte significativa dos estudantes de baixa renda, e por isso se faz necessário a ampla participação da comunidade acadêmica para formular qualquer proposta de ensino remoto.

A Reitoria organizou uma reunião com as Decanias, comunicando apenas alguns centros e diretórios e sem informar detalhes. A partir desta reunião decidiu-se criar três Grupos de Trabalho (reordenamento social, acadêmicas e pedagógicas, e governança). O DCE não foi comunicado que tal reunião aconteceria e mesmo entrando em contato com o reitor não obteve respostas, forma em que a Reitoria encontrou de manter o distanciamento e a não informação dos discentes.

Após grande insistência do DCE para que tivesse algum representante nesses GT’s, conseguiu-se que apenas um aluno participasse. Dia 16 de junho de 2020, o DCE foi impedido de participar do Grupo de Trabalho com a retirada de duas representantes da reunião conjunta dos três GT’s que foram criados para debater o ensino remoto na UniRio.

Vale relembrar que o reitor da UniRio, Ricardo Silva Cardoso, foi eleito de forma não democrática, sendo assim, não aprovado pela comunidade acadêmica. Ricardo não nos representa e não é de sua intenção nos representar. Ele é mais um dos que correspondem à lógica de Jair Bolsonaro, configurando um desrespeito a autonomia universitária dentro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Nosso posicionamento é de repúdio a toda ação antidemocrática de dentro e de fora da UniRio. O debate sobre ensino remoto não deve ser isolado, exigimos que a UniRio garanta: Auxílio estudantil emergencial, acompanhamento psicológico, plano de acesso e democracia no debate assegurando que qualquer decisão será tomada com a participação de seus discentes.

O DCE organizou assembleias com os centros e diretórios acadêmicos, a reitoria precisa ter conhecimento do que foi debatido fazendo com que os estudantes tenham papel central na discussão sobre qualquer mudança no panorama da universidade. Reivindicamos que todos os debates sejam feitos com a presença do DCE da Unirio, representação máxima estudantil, garantindo assim a democracia interna da universidade.


Últimas notícias