Recua fascista, é poder do povo negro que tá na rua!
Foto: Guilherme Gandolfi

Recua fascista, é poder do povo negro que tá na rua!

Esse domingo, 7 de junho, foi de manifestações em todo Brasil. Fomos para a rua porque não nos deram opção.

Esse domingo, 7 de junho, foram de manifestações em todo Brasil. Fomos para a rua porque não nos deram opção. A luta antirracista dos EUA e do mundo inteiro reflete no Brasil onde vidas negras são perdidas todos os dias. Assim como a tragédia do governo Bolsonaro a frente da pandemia, insistindo com seu projeto autoritário e ditador, fortaleceu a resposta do antifascismo. Nesse domingo, nós fizemos eles recuarem!

Confira como foram os atos em todas as regiões do país:

SUL

Paraná
Palco de outra manifestação importante na semana passada, Curitiba também marcou as ruas hoje. Mesmo com um grande aparato de repressão e revistamento ostensivo centenas de pessoas ocuparam de novo neste domingo as ruas para dizer que Vidas Negras Importam! O Juntos, mais uma vez esteve presente, disputando que a rua se torna uma necessidade para que Bolsonaro e seus aliados sejam derrotados!

Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, palco de diversas manifestações antifascistas durante as últimas semanas, 5 mil pessoas ocuparam as ruas pelas pautas da luta contra o racismo e fascismo. O Juntos participou da convocação do ato do Vidas Negras Importam que se somou com outra manifestação antifascista, ambas saíram por volta das 14h30 e logo se unificaram

A família de Gustavo Amaral, engenheiro jovem e negro morto de Santa Maria pela polícia esteve também presente marcando a luta contra o genocídio da juventude negra. Além de Porto Alegre, o Rio Grande do Sul teve Pelotas e Santa Maria marcados por manifestações hoje.

Santa Catarina

Em frente à Catedral Metropolitana, em Florianópolis, centenas de manifestantes se encontraram numa manifestação que terminou sem confrontos; O interior de Santa Catarina também foi marcada por atos tanto em Balneário Camboriú, Criciúma e em Blumenau.

Foto: Camila Levien

SUDESTE

São Paulo
O ato em São Paulo foi um dos maiores do Brasil, com milhares de pessoas ocupando o Largo da Batata em defesa da vida do povo negro e das bandeiras antifascistas. Além do movimento negro, de trabalhadores, estudantis e sociais o ato teve figuras importantes do rap participando, como Mano Brown e Thaíde.

O Juntos, que já tinha participado mais cedo de um ato dos trabalhadores de saúde pela democracia pela manhã esteve presente marcando o internacionalismo da luta da juventude, também com a representação de Sâmia Bomfim e Mônica Seixas
Outras cidades para além da capital como Taubaté e Campinas também conseguiram juntar outras centenas de manifestantes também pelo Vidas Negras Importam e pelo Fora Bolsonaro

Foto: Guilherme Gandolfi

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro foi palco de um antirracista contra a morte de João Pedro e o genocídio da juventude negra na semana passada. Essa semana as manifestações de pautas antirracistas e antifascistas se unificaram em um só ato contra o Bolsonaro e sua política de morte.

Desde o princípio o policiamento e a repressão estiveram fortes, com centenas de policiais por todo centro da cidade obrigando a manifestação a sair mais cedo do que o previsto. Mesmo assim em torno de 3 mil pessoas estiveram novamente nos ato gritando “Nem Fome, Nem Tiro, Nem COVID – O Povo Negro Quer Viver!”
Estivemos como Juntos desde o começo do ato, com também a presença do nosso deputado David Miranda pelo Fora Bolsonaro e basta do genocídio das favelas no Rio e da negritude no mundo!

Minas Gerais

Numa unidade entre pautas antifascistas e antirracistas, mais de 3000 mil pessoas ocuparam as ruas de Belo Horizonte em quatro manifestações diferentes pela cidade. O ato foi capaz de barrar pela primeira em semanas a existência de manifestações pró-governo e pró-Bolsonaro.
Nós enquanto Juntos estivemos participando do ato fortalecendo a ideia de que para derrotar o Bolsonaro é necessário fortalecer que a luta contra o fascismo e o racismo se unifiquem nas ruas e nas lutas.
Estivemos presentes também nas manifestações de Uberlândia, com quase mil pessoas, onde o movimento de MCs da cidade teve um peso fundamental no fortalecimento da luta e na relação da nossa mobilização com a cultura da negritude e da periferia!

Belo Horizonte:

Uberlândia:

CENTRO-OESTE

Distrito Federal

Foto: Matheus Alves

O ato de Brasília mostrou o potencial que temos na luta antirracista e antifascista! Foram 5 mil pessoas, que fizeram pela primeira vez em 3 meses os fascistas saírem da Esplanada. As barracas dos tais “300” que ontem ainda ocupavam a frente do Ministério da Justiça, hoje não se via em lugar nenhum! Mostramos que as ruas são daqueles que defendem a democracia e lutam contra o racismo. E não daqueles que defendem o autoritarismo e negacionismo no nosso país. Eles estão cada vez mais isolados e menor número. É preciso derrotá-los. É mais que urgente tirar Bolsonaro para salvar vidas

As faixas, palavras de ordem e o perfil do ato mostraram que a negritude e a juventude estão na linha de frente do combate ao racismo e ao fascismo no mundo todo.O Juntos! DF esteve presente em conjunto com a Frente Nacional de Luta, que defende a reforma agrária, com o coletivo feminista Juntas DF e com a Rede Emancipa DF movimento de educação popular.

Goiás

Em Goiânia também teve mobilização antifascista e antirracista. Assim como, a prisão de um estudante negro por portar tesoura escolar. Depois de um tempo sem notícias, o estudante foi liberado.

NORDESTE

Ceará

Foto: @movdifavela

Foi dessa forma que o governador Camilo Santana (PT) reprimiu os manifestantes em defesa da democracia e pelas vidas negras em Fortaleza. É inadmissível que o governador do Ceará, que diz fazer oposição a Bolsonaro, trate as mobilizações antifascistas dessa forma. Entre os presos pela PM, estava Ari Areia do coletivo Juntos! e suplente de deputado estadual pelo PSOL. O governador desmonta a educação do Ceará e usa toda a truculência da PM para reprimir manifestantes, como já visto no final do ano passados nas greves da educação. Não aceitaremos!

Foto: @movdifavela

Pernambuco

Em Recife, na cidade onde o racismo estrutural que desumaniza as vidas negras vitimou Miguel de apenas 5 anos, também teve manifestação contra o racismo, com presença das torcidas anti-fascistas.

Foto: Rodrigo Baltar

Bahia

O ato unificado em Salvador, contra o racismo e o fascismo, ocorreu em frente ao shopping da Bahia e contou com a presença das torcidas antifascistas e os movimentos negros. 
Assim como nos EUA, foi feito o gesto de ajoelhar-se, para recordar George Floyd, Marielle Franco, Miguel e Mestre Moa

Foto: Eduardo Cruz

NORTE

Pará

Logo pela manhã, às 9h, estava marcado o ato em Belém em frente ao Mercado de São Brás. Porém, ainda na concentração uma das maiores barbáries vistas no dia de hoje: o governador Hélder Barbalho (MDB) ordenou que o ato simplesmente não aconteceria. Os manifestantes era abordados e muitos foram presos ao sair do ônibus, sem sequer conseguir chegar ao local de concentração. Por conta disso, o ato não ocorreu.

Com forte aparato policial, 98 ativistas foram levados para a DP, sendo 4 militantes do coletivo Juntos!. Depois de muitas horas sem informação, todos foram liberados mas com registo de boletim de ocorrência. Nenhum dos manifestantes cometeram crime algum.

Na mesma semana em que os shoppings em Belém reabriram com filas gigantescas, foi contra os jovens negros identificados com cartazes e camisetas que o governador decidiu que o decreto contra aglomeração teria de ser cumprido. Um verdadeiro absurdo que devemos seguir denunciando!

Amazonas

O ato Vidas Negras e Indígenas Importam em Manaus aconteceu no bairro Jorge Teixeira, zona leste, que é uma das regiões da cidade onde mais ocorrem violência policial. Também foi registrado forte presença do aparato policial.

Foto: @anarcokev


Últimas notícias