Nota de solidariedade aos ex-membros da Vanguarda Socialista – Ação Subversiva
IMG-20200901-WA0011

Nota de solidariedade aos ex-membros da Vanguarda Socialista – Ação Subversiva

No movimento socialista é comum haver processos de rupturas em organizações
políticas. Nestes processos, só há ganho de experiência quando há uma superação crítica.

1 set 2020, 12:38

No movimento socialista é comum haver processos de rupturas em organizações políticas. Nestes processos, só há ganho de experiência quando há uma superação crítica.


No dia 19 de agosto, boa parte dos companheiros e companheiras que construíram a Vanguarda Socialista-Ação Subversiva declararam saída do grupo. Em nota pública, realizaram um balanço crítico reconhecendo tanto os acúmulos práticos e políticos adquiridos nos anos de militância, quanto apontando seus profundos limites e deficiências
organizacionais e programáticas.


Os membros que permaneceram no grupo publicaram uma nota em resposta, afirmando que não admitiriam “posturas caluniosas em relação à organização” e que, caso os membros que saíram continuassem com tais posturas, retaliariam “publicamente seus principais autores”. Assim, a nota de resposta deslegitima as críticas feitas por aqueles que saíram do grupo (que constituíam sua maioria) e apresenta um lamentável e inaceitável tom de ameaça. Consideramos esta postura totalmente incoerente, não apenas com o
movimento estudantil, mas com o movimento socialista como um todo. Não é comportamento adequado de uma organização política o uso de ameaças entre a esquerda socialista.


Diferenças e críticas são necessárias às organizações e é isto que permite o nosso avanço. Não reconhecer as divergências que levaram os companheiros a sair do grupo como legítimas é uma maneira muito ruim de lidar com um processo de divisão.


Repudiamos qualquer forma de ameaça de “retaliação” e demonstramos total solidariedade aos companheiros e companheiras que saíram. A luta política se dá através de críticas e debates que nos permitem a superação e o avanço, sempre nos marcos do respeito às nossas diferenças.

Assinam esta nota:
Movimento Esquerda Socialista (MES)/PSOL
Juntos!
Comuna/PSOL
Resistência/PSOL
Afronte!
Insurgência/PSOL
Coletiva Rebelião/PSOL
Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)
Juventude Faísca – Anticapitalista e Revolucionária

Últimas notícias