Centro Acadêmico do Direito da USP protocola pedido de impeachment de Bolsonaro
Direito USP Antifascista

Centro Acadêmico do Direito da USP protocola pedido de impeachment de Bolsonaro

A entidade que representa os estudantes de Direito da USP protocolou um pedido de impeachment com mais de 1700 assinaturas, incluindo 70 entidades estudantis

Juntos USP 29 jan 2021, 13:01

O Centro Acadêmico XI de Agosto, que representa estudantes de Direito da USP, protocolou hoje (29) um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. A ação conta com a assinatura de 1700 pessoas e é apoiada por aproximadamente 70 entidades estudantis.

A iniciativa dos estudantes se soma aos mais de 60 pedidos de impedimento do presidente que já foram encaminhados por diferentes setores da sociedade. Um desses pedidos foi protocolado pela bancada de deputados federais do Juntos! em março de 2020 e conta com 1,5 milhão de assinaturas na petição online de apoio.


Segundo Erick Araújo, tesoureiro do Centro Acadêmico e militante do Juntos!, a discussão sobre a necessidade de um processo de impeachment existe desde o início da pandemia pelas ameaças à democracia e o apoio do presidente às manifestações contra o STF e o Congresso Nacional. 

“Desenvolvemos uma campanha pró-impeachment, divulgando vídeos de juristas favoráveis ao processo. Entretanto, faltava ainda construirmos uma denúncia que fosse representativa dos estudantes e do movimento estudantil como um todo”, explica Erick. 

“O XI de Agosto, entidade que esteve presente em mobilizações históricas do país – como a campanha ‘O Petróleo é Nosso’, a Assembleia Constituinte de 1987 e o Movimento dos Caras Pintadas – não poderia deixar de se somar à mobilização pelo impeachment; isto seria um atentado à memória da entidade e uma falta de responsabilidade perante o momento histórico que atravessamos. Por isso, nos dedicamos a escrever uma denúncia escrita a muitas mãos, auxiliada por professores e advogados que fizeram parte de nossa instituição.” completa Artur Feitosa, diretor do Centro Acadêmico e militante do Juntos! 

O XI de Agosto lançou a petição online para quem quiser apoiar o movimento com a sua assinatura.  No site, a entidade aponta a urgência da retirada de Bolsonaro do poder por conta do risco que o presidente impõe à democracia, e também à vida das brasileiras e brasileiros, em um momento em que a pandemia já vitimou 200 mil pessoas, e casos como o de Manaus explicitam o projeto genocida do presidente e do seu ministro da Saúde Eduardo Pazuello.

O pedido de impeachment do XI de Agosto vem no mesmo momento que a divulgação de uma carta aberta, assinada por mais de 890 alunos da Faculdade de Direito da USP, que também pede o impeachment do presidente. 

A iniciativa é da direção da instituição e ressalta os ataques ao Judiciário e à imprensa por parte do governo federal, além da criminosa condução do combate à pandemia. Junto a ela, se somam manifestos similares a partir de ex-alunos da Faculdade de Medicina da USP, da Escola Politécnica, e também de professores da Faculdade de Direito da UFPR, entre outros.

Para assinar e apoiar o pedido de impeachment do XI de Agosto, e ler a peça na íntegra, acesse https://www.xideagosto.org/impeachmentbolsonaro


Últimas notícias