150 ANOS DO NASCIMENTO DE ROSA LUXEMBURGO!
Rosa Luxemburgo

150 ANOS DO NASCIMENTO DE ROSA LUXEMBURGO!

Novo curso da Escola Marx, coordenado por Luciana Genro, será dedicado à vida e à obra da revolucionária Rosa Luxemburgo. Participe!

Juntos! 26 fev 2021, 21:51

No dia 5 de março é o aniversário de 150 anos do nascimento de Rosa Luxemburgo, uma das mais destacadas mulheres revolucionárias da história. Polonesa, judia, pessoa com deficiência (PCD), mulher. Ela enfrentou tudo isso e aos 26 anos mudou-se para a Alemanha, indo militar naquele que era o maior partido de esquerda do mundo. Lá tornou-se uma teórica e uma dirigente política de primeira grandeza. Foi assassinada juntamente com Karl Liebknecht durante a revolução alemã, que acabou derrotada, dando passagem ao nazismo.

Seu legado segue atual e é de grande utilidade para os debates que a esquerda necessita fazer para enfrentamento da extrema direita e também para a superação de um modelo de esquerda que fracassou.

Por tudo isso a Escola Marx solicitou a nossa colaboradora Luciana Genro que preparasse um curso proporcionando um panorama da vida e da obra desta mulher excepcional. Advogada, fundadora e dirigente do PSOL, atualmente deputada estadual, Luciana tem se dedicado a estudar a obra de Rosa e junto com outros colaboradores e colaboradoras vai partilhar com todos e todas um pouco da obra desta revolucionária, das polêmicas nas quais ela se envolveu e as lutas que travou.

Para a aula inaugural teremos nada menos do que uma palestra de Michael Lowy. Michael Löwy é um militante revolucionário, marxista, brasileiro radicado na França, onde trabalha como diretor de pesquisas do Centre National de la Recherche Scientifique. É um relevante estudioso do marxismo, com pesquisas sobre as obras de Karl Marx, Leon Trótski, Rosa Luxemburgo, Georg Lukács. É militante da IV Internacional e colaborador do PSOL.

Confira o calendário das inscrições e das aulas:

Inscrições de 5 a 12 de março. As aulas serão aos sábados, sempre às 15h.

Aula 1- A atualidade de Rosa Luxemburgo, com Michael Lowy. Dia 13 de março
Aula 2- Panorama geral da vida e obra de Rosa Luxemburgo, com Luciana Genro. Dia 20 de março
Aula 3- Rosa e o reformismo. Dia 27 de março
Aula 4- Rosa e o partido. Dia 3 de abril
Aula 5- Rosa e a revolução russa. Dia 10 de abril
Aula 6- Rosa e a revolução alemã. Dia 17 de abril
Aula 7- Rosa e a luta das mulheres. Dia 24 de abril.

Site da Escola Marx

Não perca!!!


Últimas notícias