Liberdade para Pablo Hasél!
_116973671_mediaitem116973670

Liberdade para Pablo Hasél!

Contra as prisões arbitrárias em todo Estado Espanhol!

Juntos! 18 fev 2021, 10:28

Pablo Hasél, rapper comunista catalão conhecido por ter em suas músicas uma crítica constante ao Estado Espanhol e à monarquia, foi preso acusado de incitação ao terrorismo e difamação à coroa espanhola. A acusação foi baseada tanto em suas letras quanto em alguns tweets que tinha publicado há alguns anos. O rapper tinha se refugiado em uma universidade e posteriormente se entregou à polícia, criando uma revolta na Espanha, com diversas manifestações na região.

A política de censura do Estado Espanhol tem sido uma regra nos últimos anos, o caso de Hasél é muito parecido de outros artistas, como o de Valtonyc, outo rapper que está foragido na Bélgica. Em um período onde a luta pela independência catalã tem gerado uma nova onda de contestação e enfrentamento à coroa, o aumento da repressão e prisão de líderes políticos e artistas tem se intensificado de forma absurda.

A resposta, tanto na Catalunha quanto em Madri, daqueles solidários à Hasél tem sido as manifestações de ruas que crescem dia após dia, marcadas pela violência policial e por mais prisões arbitrárias – só nessa quarta foram 49 presos e 60 pessoas saíram feridas.

Somos solidários a Hasél e todos presos políticos do Estado Espanhol – a luta e o direito de colocar suas críticas a um regime que já mostrou em diversas vezes os motivos para ser combatido não pode ser considerado um crime. Liberdade para Pablo Hasél! Contra as prisões arbitrárias em todo Estado Espanhol!


Últimas notícias