UFF contra os cortes na educação: Assistência estudantil não é favor, é direito!
Universidade Federal Flumiense Assistencia Estudantil

UFF contra os cortes na educação: Assistência estudantil não é favor, é direito!

Com a previsão de futuros cortes é de suma importância que a comunidade acadêmica lute pela permanência das bolsas e pela sua ampliação para combater a evasão no ensino superior

Juntos UFF 22 fev 2021, 13:21

Nos primeiros meses de 2020 foram anunciados os primeiros casos de COVID-19 e junto com esse quadro foi prevista uma pandemia já noticiada. Com a pandemia, muitos cidadãos brasileiros perderam a sua fonte de renda. Nesse sentindo, a luta na Câmara pela aprovação do Auxilio Emergencial foi essencial para ajudar a população vulnerável.

As universidades não passaram ilesas nesse momento crítico. Não é de hoje que o governo faz diversos ataques as instituições de ensino superior pública. A pasta de educação está passando por inúmeros cortes por parte do governo Bolsonaro, que refletem nas universidades e afeta os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Durante essa pandemia está sendo importante a luta para a manutenção das bolsas já existentes e abertura de novos editais para o auxílio das demandas dos estudantes que não apresentam condições para se manter no ensino remoto.

Para o período de 2020.1, a Universidade Federal Fluminense fez a renovações dos auxílios e abriu editais para evitar uma grande escassez dos alunos no ensino remoto. Porém, mesmo com essas medidas o período passado foi difícil para diversos estudantes. O número de bolsas foi inferior à procura por elas, não contemplando muitos alunos. Além disso, muitos estudantes foram afetados pelo atraso na entrega dos recursos de apoio ao ensino remoto, como chips de internet, chromebooks e similares.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES) abriu novos editais de assistência estudantil para o período de 2020.2 que se encerram hoje, às 15h. São eles: Programa Integrado de Inclusão Digital e Apoio às Atividades Acadêmicas, Programa Bolsa Acolhimento para Estudantes Ingressantes 2.2020 e Auxílio Emergencial Covid-19.

No próximo mês, será votado a LOA (Lei Orçamentária Anual) que prevê a retirada de 16% da verba da UFF. O corte é equivalente a 29 milhões de reais, afetando diretamente à assistência estudantil e a manutenção da universidade. Logo, faz com que a UFF tenha menos bolsas e com que os alunos com menos de condições abandonem a faculdade aos montes.

Com a previsão de futuros cortes é de suma importância que a comunidade acadêmica lute pela permanência das bolsas e pela sua ampliação para combater a evasão no ensino superior.

Quantos não são os primeiros de suas famílias a ingressarem em uma universidade pública? Não podemos deixar que esse corte mate os nossos sonhos. Por isso, no dia 25/02 estaremos na luta contra os cortes na educação, por vacina para todos e pela volta do Auxílio Emergencial!

É urgente parar os cortes e mandar um recado para Bolsonaro que os estudantes serão linha em defesa da educação!


Últimas notícias