Os povos indígenas do Brasil pedem socorro!
Reprodução: Povo Munduruku

Os povos indígenas do Brasil pedem socorro!

Proteção e Justiça para o povo Munduruku já!

Gabriel Braga, Lucas Reis e Raiana Siqueira 27 maio 2021, 11:13

Na tarde de ontem, 26/05, ocorreram ataques ao povo Munduruku, na cidade de Jacareacanga/PA, garimpeiros armados invadiram a Fazenda Tapajós e incendiaram as casas da liderança indígena Maria Leusa Kaba e sua mãe, cacica da aldeia.

Essa atuação do garimpo é incentivada pelo governo do município que está diretamente conectado com a política ecocida de Bolsonaro, o qual incentiva a qualquer custo o desmatamento da região amazônica, a atuação de madeireiros e a morte de povos indígenas.

Vivemos um período de ataques, cerceamento e desmontes das instituições, enfraquecendo as formas de vigilância e defesas ambientais e o fortalecimento através desses mecanismos criminosos dos interesses pessoais de Bolsonaro. Com o ministro do desmatamento à frente desta política, Ricardo Salles se propõe em enfraquecer as regulamentações ambientais, favorecendo os grandes proprietários do agronegócio, o garimpo ilegal e o desmatamento desenfreado, causando perseguições e morte aos povos indígenas que estão nas dependências das florestas sofrendo com a exploração.

O governo Bolsonaro viola leis que regem sobre o meio ambiente e expõe os povos originários, a terra, as águas e as matas. Embora Salles esteja na região com a força nacional, os garimpeiros não se intimidaram, até porque são aliados. As ameaças de invasão e violência contra os indígenas do Baixo Tapajós ainda não cessaram, por isso, exigimos proteção ao povo Munduruku e justiça para as lideranças que foram diretamente atacadas!

Basta deste governo ecocida!

É preciso ir às ruas no 29M, contra Bolsonaro e sua política de extermínio!


Últimas notícias