Estudantes da UFRGS protestam contra desligamento de cotistas
Protesto organizado pelo DCE UFRGS contra matriculas provisórias realizado no dia 7 de junho - Foto: Pedro Feltrin

Estudantes da UFRGS protestam contra desligamento de cotistas

Comunidade da UFRGS protestou contra o desligamento de estudantes que estavam com a matrícula provisória. O movimento reivindica a abertura de novo prazo para envio de documentos.

Victória Farias 8 jun 2021, 15:13

O Diretório Central de Estudantes da UFRGS e dezenas de estudantes da universidade, entre eles alguns que foram desligados da universidade no último dia 2/6, realizaram uma manifestação na entrada da Reitoria da UFRGS, contra os desligamentos injustos e a chamada “matrícula provisória”.

Cerca de 100 pessoas estavam presentes, com distanciamento social e utilizando máscara. Durante a manifestação, que iniciou cerca de 11h, foram chamadas palavras de ordem como “sou cotista, tenho direito, estou na luta por respeito”, para demonstrar o descontentamento da comunidade acadêmica em relação à postura da reitoria em desligar quase 200 estudantes.

No final, a equipe da reitoria, representada pelo chefe de gabinete, encontrou a manifestação para receber a carta de reivindicações do DCE e do Grupo de Trabalho de Matrículas, que vem desde 2019 atendendo estudantes nessa situação.

A reivindicação do movimento é que a UFRGS abra um novo prazo para que os estudantes possam enviar a documentação que comprova que estão dentro dos critérios para ocupar as vagas para as quais se inscreveram no processo de ingresso.

Fran representou o DCE na entrega da carta de reivindicações

“Creio que eu tenha sido escolhida para entregar esse documento em mãos para vocês, porque eu entrei em 2018/2 no curso de direito e só fui ter minha matrícula homologada, depois de muita luta do DCE, de apoio jurídico, no início de 2020. Eu não tenho contato com meu pai e a universidade pediu inúmeras vezes os documentos dele. Assim como eu, quero que pessoas nessa situação tenham seu direito de estar matriculado na universidade. Isso é um sonho, eu fui a primeira da minha família a entrar na universidade pública, não quero que eu seja a última”, disse Franciéle Rodrigues, estudante de Ciências Jurídicas e Sociais da UFRGS e integrante do DCE.

A reitoria recebeu o documento e se comprometeu em dar uma resposta aos estudantes até o fim do dia.


Últimas notícias