Por uma UNE combativa e radical!
Juntos no CONUNE/19

Por uma UNE combativa e radical!

A luta dos estudantes vai derrubar Bolsonaro!

O Congresso da União dos Estudantes encontrou em 2021 um cenário ainda mergulhado na pandemia do covid-19 que é apoiada e financiada por Jair Bolsonaro quando se nega a comprar vacinas que poderiam salvar as vidas dos mais de meio milhão de mortos que hoje o governo coleciona em sua bagagem genocida e corrupta. Por isso, a luta dos estudantes não pode esperar para poder ser organizada e derrubar o presidente, e assim foi realizado o CONUNE 2021 de maneira extraordinária e online, conectando centenas de estudantes por todo o Brasil e definindo que o que nos une mais do que nunca é o Fora Bolsonaro!

O encontro ocorreu do dia 14 ao dia 18 de julho, com debates sobre diversos temas, dentre eles:

  • Encontro LGBT com a participação do Deputado Distrital Fábio Félix;
  • Mesa de Assistência e Permanência Estudantil com Fran Rodrigues, militante do Juntos! Negros e Negras no RS;
  • Mesa Democracia sob ameaça: da democracia do planalto à ausência nas periferias com Glauber Braga, Deputado Federal do PSOL/RJ e Pré-Candidato à Presidência da República;
  • Mesa SUS, universidade e ciência na linha de frente da defesa da vida com Luana Alves, vereadora do PSOL/SP e da Rede Emancipa de Cursinhos Populares;

A participação no evento se restringiu à vanguarda das lutas que hoje impulsionam as manifestações contra Bolsonaro e em defesa da educação pelo país, atingiu em média mil participantes a cada encontro e afirmou que as mobilizações capazes de derrotar o projeto de ódio implementado hoje só são possíveis se feitas nas ruas. Por mais que o congresso tenha atingido uma quantidade muito aquém de quando realizado presencialmente, houve uma presença organizada da direita que se aproveitou da condição online para disputar diversas salas de debate com a linha de privatização do SUS e das universidades públicas, na contramão do que pedem os estudantes que ocupam massivamente as ruas nos últimos meses. É preciso que UNE afirme nesse momento sua bandeira anticapitalista e a defesa intransigente dos nossos patrimônios históricos!

Entretanto, o principal debate se construiu em torno de como derrotar Bolsonaro. Nesse caso, achamos que o erro que não podemos cometer é de confundir a necessidade da unidade de ação nas ruas, com todos aqueles que querem a saída imediata de Bolsonaro, com a construção de um projeto comum com uma classe que não é a nossa. A agitação de Lula Presidente feito pelos setores do PT desarma a luta das ruas porque o mesmo já demonstrou que seguirá com seu projeto de conciliação de classes. Por isso achamos uma ilusão que setores da Oposição, que constroem a tese Juventude Sem Medo, como RUA e Afronte, defendam unidade programática de uma frente de esquerda com Lula que não vai acontecer. Nossa orientação precisa ser de seguir construindo a luta nas ruas com a mais ampla unidade, mas fortalecendo um projeto anticapitalista que aponte para a superação dos erros do passado e para a necessidade de saídas radicais.

A UNE tem um papel histórico de defesa da juventude brasileira e luta contra todo tipo de retrocesso saudosista que beba no que foi a ditadura militar. Por isso, o CONUNE deve ser o maior encontro de estudantes que lutam por um futuro diferente e querem se organizar para acabar com toda forma de opressão que hoje é revelada em sua forma mais dura com Bolsonaro e seu clã miliciano. Acreditamos que a tarefa do congresso deve ser uma só: retirar o genocida o mais rápido possível, não há tempo para esperar um depois que não existe se não for construído hoje. O movimento estudantil tem uma arma na mão, a capacidade da UNE em convocar atos como foi o 15M – Tsunami da Educação/2019 deve ser nosso horizonte para derrotar Bolsonaro! Se a extrema direita avança na destruição de nossas vidas, nós avançamos na mobilização social!  

Assim, em defesa de uma UNE combativa, feminista, antirracista, LGBT e radical apresentamos nossas novas diretoras pelo movimento Juntos!: 

Na Diretoria Executiva teremos Fabiana Amorim, estudante de produção cultural na UFF, foi Diretora de Cultura na gestão de 2019-2021. Fabi é da geração que ocupou as ruas em junho de 2013 e de lá pra cá nunca saiu delas. Iniciou sua militância ainda na escola e foi a primeira diretora do Juntos! na União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.;

As diretorias plenas serão ocupadas por:

  • Tarsila Amoras, estudante de ciências sociais e diretora do DCE UFPA. Mulher negra feminista, LGBT e amazônida, foi delegada da maior delegação do estado do Pará no CONUNE 2019, aceitando também o desafio de ser candidata à vice presidência da UNE na chapa da Oposição de Esquerda ;
  • Camila Barbosa, estudante de serviço social da UFRN. Nordestina feminista arretada que foi candidata à vereança de Natal em 2020 representando um programa para as mulheres e para a classe trabalhadora com o coletivo feminista Juntas!

Com a força das mulheres estudantes que não aceitam nada sobre nós sem nós, queremos uma UNE com a cara de quem transforma as universidades nas trincheiras de luta necessárias para transformar radicalmente a sociedade que hoje nos tem como alvo da política de ódio.

As tarefas mais urgentes do movimento estudantil brasileiro é construir um 24J e o 11J com manifestações que tomem as ruas do Brasil para mostrar que Bolsonaro não pode ter mais nem um dia seguindo seu projeto genocida, o impeachment e a sua prisão devem ser as palavras de ordem que guiem nossa radicalidade nas ações, sem nunca deixar de lado a necessidade de construir uma alternativa política de superar a extrema-direita e suas ideias fascistas.

Em defesa da vida e dos estudantes brasileiros: Fora Bolsonaro Genocida e Corrupto! Dias 24J e 11A nas ruas de todo o país!


Últimas notícias