Estudante de Direito da UFRGS, aluna cotista, liderança estudantil no Coletivo Juntos! e engajada na luta antirracista, Fran Rodrigues, 22 anos, assumiu como vereadora do PSOL na Câmara Municipal de Porto Alegre. A posse ocorreu na tarde desta quarta-feira (18), durante sessão ordinária do Legislativo.
Em seu primeiro dia de mandato, a vereadora já apresentou um plano para o período de trabalho como legisladora: apresentará propostas com foco em pautas do povo negro, da juventude da periferia, das mulheres negras e dos estudantes.
Na tribuna do Plenário Otávio Rocha, Fran ressaltou o descaso com as comunidades mais pobres de Porto Alegre e reforçou a necessidade de haver mais igualdade nos espaços representativos da sociedade.
– Este é um espaço em que quero ver o povo preto, as mulheres, negros e negras e a população LGBTQI+. É um espaço que nos foi negado por muito tempo. Se é aqui que votam projetos para o povo, é aqui que o povo negro, o povo pobre tem de estar – disse a vereadora.
Fran ocupará a cadeira do vereador Roberto Robaina, líder da bancada do PSOL, que está em licença. Nas eleições de 2020, ela conseguiu 2.194 votos e garantiu a segunda suplência do PSOL na Câmara Municipal.