Contra a fome, taxar os ricaços
WhatsApp-Image-2021-11-25-at-10.38.48

Contra a fome, taxar os ricaços

Nem a fome nem os bilionários deveriam existir! Confira nossas ações desse 25/11!

Juntos! 25 nov 2021, 09:16

Porque nós escrachamos os bilionários?

Hoje, por todo país, nós do movimento de juventude Juntos! fizemos ações de escracho aos bilionários e suas instituições. Estamos em uma situação desesperadora para a maior parte dos brasileiros: a fome cresce e já são mais de 20 milhões de brasileiros tendo que lidar com ela todos os dias; abaixo da linha da pobreza já são 27 milhões de pessoas. Enquanto isso, nossa juventude negra, além de tudo, tem que lutar para sobreviver à matança nas favelas e periferias, como a chacina que aconteceu em São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro.

Ao mesmo tempo, os bilionários prosperam em cima da miséria do nosso povo. Só na pandemia, 42 bilionários lucraram – sozinhos! – mais que todo gasto destinado ao auxílio emergencial. O Brasil ganhou mais 40 novos bilionários e ainda no começo de 2020 esses super ricos tinham lucrado 34 bilhões em 4 meses. Ou seja, existe um problema sério no Brasil e um motivo para que o nosso povo passe fome – essa desigualdade social tem que ser combatida!

Por isso, nós do Juntos fizemos nossas ações: para que taxem os ricaços! O Imposto de Grandes Fortunas, por si só, já arrecadaria 40 bilhões anuais. Em conjunto com outras medidas é possível arrecadar até 292 bilhões para investir em programas sociais e em políticas públicas, segundo a Finafisco. Só taxando os pouquíssimos multimilionários e bilionários ultra privilegiados!

Defendemos essas medidas e vamos seguir nas ruas construindo ações que explicitem o absurdo que é vivermos nesse país onde a fome convive com os privilégios e símbolos de riqueza e poder absurdos (a exemplo do ridículo touro de ouro da bolsa de valores de SP). Um nível de privilégio desse tamanho não pode ser aceito enquanto nosso povo vive na miséria.

Para colocar abaixo essa desigualdade, continuamos em luta pela taxação de grandes fortunas e por um outro tipo de sociedade, mais igualitária e que não se baseie no lucro de poucos às custas da pobreza de muitos.

Nem a fome, nem os bilionários deveriam existir! Nem um minuto de paz – precisamos taxar os ricaços!

RIO DE JANEIRO

No Rio de Janeiro, o escracho foi na casa de André Esteves, bilionário corrupto preso em 2015 na Lava Jato. Dono da BTG Pactual e da editora Abril, lucrou mais de 3 bilhões nos últimos anos, enquanto o povo passa fome!

Recentemente um áudio seu foi vazado onde ele se colocava como “dono do Brasil”, falando da sua influência sobre Arthur Lira e o presidente do Banco Central.

Não faz sentido que um corrupto acumule tanto poder pelo dinheiro. No estado onde ocorreu a chacina do Salgueiro e onde a miséria cresce, esse tipo de privilégio não pode existir!

André Esteves precisa ser taxado ao invés de ganhar cada vez mais em cima do povo!

SÃO PAULO

Na ação de hoje em São Paulo fizemos um escracho em frente ao prédio da XP Investimentos, cujo dono Guilherme Benchimol tem mais uma fortuna de mais de 15 bilhões de reais. Também denunciamos Pablo Spyer, parceiro da XP em uma empresa de educação financeira e idealizador do infame “Touro de Ouro” que após protestos foi retirado de onde nunca deveria ter sido colocado. Dois frutos do suor e do sofrimento alheio.


Últimas notícias