Em defesa do SUS: todo apoio a luta dos trabalhadores da saúde!
Protesto na frente do Ministério da Saúde

Em defesa do SUS: todo apoio a luta dos trabalhadores da saúde!

A saúde que queremos não é uma mercadoria, e sim um direito social. A resposta para esses ataques é a luta! Todo apoio aos trabalhadores da saúde! Em defesa das contratações, remuneração justa e condições dignas de trabalho.

Juntos! USP - Núcleo Saúde 17 jan 2022, 19:41

Durante toda a pandemia, o sistema público de saúde tem sido fundamental. Nas últimas semanas, temos visto um grande aumento do número de casos de Covid e Influenza, que acaba por sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde e seus trabalhadores. Hoje, para além dos atendimentos rotineiros, esses trabalhadores são responsáveis por coletar os exames de casos suspeitos de Covid, atender os sintomáticos respiratórios, tratar os pacientes com sequelas da doença e dar suporte à vacinação.

Mesmo com o exponencial aumento da carga de trabalho, não existe qualquer perspectiva de novas contratações por parte da prefeitura. O sistema de saúde corre o risco de entrar em colapso: os profissionais não contam com as mínimas condições de trabalho e o número de profissionais contratados está longe do ideal. Os trabalhadores da saúde têm sido diariamente expostos a longas jornadas, sem o pagamento de horas extras. Também faltam insumos necessários para atender a população. 

Diante desse cenário, os trabalhadores das UBS decidiram, no dia 14/01, em assembleia, por uma paralisação na próxima quarta- feira, dia 19/01. A precarização dos trabalhadores é um claro desmonte do sistema público de saúde. O descaso com o SUS escancara ainda mais a desigualdade social. A PEC do teto de gastos, aprovada pelo governo Temer, acentuou o enxugamento de despesas na saúde, educação e transporte, que vem sendo sistematicamente potencializada pelos governos federal, estadual e municipal, que justificam os cortes com a crise econômica que enfrentamos. Sabemos que esta conta não nos cabe. Os cortes nos nossos direitos são fruto de um projeto político. 

O SUS é um sistema público, universal e gratuito. A saúde que queremos não é uma mercadoria, e sim um direito social. A resposta para esses ataques é a luta! Não vamos aceitar tamanho descaso com nossa saúde e nossos direitos! Vamos às ruas para defender saúde, educação, transporte e moradia digna para todos. Todo apoio aos trabalhadores da saúde! Em defesa das contratações, remuneração justa e condições dignas de trabalho! 


Últimas notícias