POSIÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O AUMENTO DA TARIFA EM RIBEIRÃO. E VIVA A LUTA DOS TRABALHADORES DO TRANSPORTE!
IMG-20220216-WA0047

POSIÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE O AUMENTO DA TARIFA EM RIBEIRÃO. E VIVA A LUTA DOS TRABALHADORES DO TRANSPORTE!

Em Ribeirão Preto, já no início de 2022, o prefeito Duarte Nogueira propôs um aumento incabível do transporte público da cidade que se tornou alvo de discussão em todos os grupos. Isso aconteceu meio à uma greve de trabalhadores do transporte público. O JUNTOS! RP estará ao lado das lutas dos trabalhadores e mobilizando no movimento estudantil contra futuros ataques. Esse é um debate fundamental sobre direito à cidade, que travamos desde 2013 e seguiremos travando em todos os governos!

No dia 01 de fevereiro, Duarte Nogueira – prefeito de Ribeirão Preto pelo PSDB – apresentou mais um ataque a nós estudantes e à quem trabalha: um aumento de 80 centavos (20%) na tarifa de ônibus da cidade. Um golpe inaceitável, que chegou às vésperas do retorno às aulas de escolas e universidades movimentando estudantes de diversos cursos e escolas a discutir sobre o tema, e se soma ao fato de que a atual crise de aumentos de preços que o Brasil vive drenou os recursos da classe trabalhadora, piorando ainda mais nossa situação. E à nós, além disso tudo, foi negado o direito à quarentena assegurado durante esse contínuo período pandêmico, tendo que se expor nos transportes públicos diariamente arriscando suas vidas para poder manter suas famílias.

A cidade não pode ser considerada simplesmente como um amontoado de prédios feito para gerar lucros para uma minoria de bilionários parasitas que cotidianamente espremem os direitos da juventude e do povo. O direito à cidade deve assegurar o direito à moradia, ao lazer, à cultura, à educação, à saúde e ao acesso de transporte público de qualidade para que todas e todos possam usufruir todas as experiências da cidade, não apenas ao 1% mais rico.
Assegurar o direito à cidade para todas e todos implica um transporte coletivo público, acessível e de qualidade. Muitos estudantes e trabalhadores precisam pegar mais de um busão para chegar ao seu local de estudo e trabalho, especialmente na quebrada. Essa é uma afronta direta à nós, que sustentamos o país com o trabalho explorado que escoa lucros para o bolso dos mesmos empresários das empresas de ônibus que corrompem o sistema e fazem desvio de verba com as parcerias público-privadas e, por vezes, com os próprios poderosos que estão no poder. Nas grandes cidades, a relação entre as prefeituras e as empresas de ônibus são relações mafiosas com altos graus de corrupção, isso é típico do sistema capitalista, em que é priorizado o lucro de uma minoria e não o bem estar geral. Por isso, para além de lutar contra esse aumento abusivo do ônibus atual, é preciso desmascarar o projeto político da burguesia de privar totalmente os trabalhadores do acesso à cidade e ao próprio direito de ir e vir que tanto se defende no discurso meritocrático, e ser, sobretudo, anticapitalista!
Exemplo desnudado dessas relações entre os poderosos chefes do poder e do dinheiro é, por exemplo, o fato de que, em junho de 2021, a PróUrbano (empresa do ônibus) recebeu 17 milhões da prefeitura em forma de auxílio financeiro, e não só não repassou isso em forma de aumento para os trabalhadores do transporte como ATRASOU O PAGAMENTO dos salários desses mesmos trabalhadores. Somado a isso há o fato de que desde o início da concessão o consórcio descumpriu diversos itens do contrato sem que a prefeitura cobrasse as multas previstas. Esse acúmulo de absurdos levou a declaração de greve pelos trabalhadores com suporte do Sindicato dos Empregados em Empresas de Transporte Urbano e Suburbano de Passageiros de Ribeirão Preto e Região (Seeturp), que conseguiu uma importante vitória para a categoria. Nos solidarizamos à luta dos trabalhadores do transporte público e estaremos vigilantes para novos ataques à categoria, para nos somarmos à mobilização e luta.
Do outro lado, os vereadores propuseram o ABSURDO E INFUNDADO aumento da tarifa, que foi derrubado pela justiça e se for tentado de novo, o será pelas mãos do povo, pois sabemos ser esse o projeto PSBDista em Ribeirão: avançar na privatização dos serviços públicos, enchendo os bolsos dos mais ricos, sem melhorar em aspecto algum a qualidade do transporte e afogando ainda mais nossas contas. Os vereadores de Ribeirão Preto recuaram dessa medida absurda, e diante desse ataque queremos responder às angústias dos estudantes que precisam do transporte público de todas as escolas e universidades: não toleraremos mais proposta alguma de aumento na tarifa do ônibus! O reajuste é um roubo nas costas da maioria da cidade de Ribeirão Preto e queremos contar com o apoio de todos os gremios e centros acadêmicos da cidade para se organizarem diante dessa luta, que garante acesso, e permanência na educação formal e no trabalho para muitos dos nossos.
O direito à cidade é um direito de todos e está diretamente relacionado ao direito a um transporte coletivo público e de qualidade! O Juntos se encontra nessa luta desde as jornadas de junho de 2013 e não será agora que faremos diferente!

AUMENTO DA TARIFA É ROUBO: TODO APOIO À GREVE DOS TRABALHADORES DO TRANSPORTE
FORA NOGUEIRA!


Últimas notícias