CONTRA AS PICHAÇÕES FASCISTAS NA UNICAMP E A APOLOGIA AO GOLPE CIVIL MILITAR DE 1964!
Pixação de protesto à ditadura militar

CONTRA AS PICHAÇÕES FASCISTAS NA UNICAMP E A APOLOGIA AO GOLPE CIVIL MILITAR DE 1964!

Nós, do coletivo Juntos, repudiamos o recente caso de pichações com o conteúdo apologético ao fascismo e mensagens de apoio a ditaduras civil militar nas paredes do IFCH/Unicamp

Aline Schmidt e Lucas Andrade 23 abr 2022, 14:00

Nós, do coletivo Juntos! Unicamp, repudiamos o recente caso de pichações com o conteúdo apologético ao fascismo e mensagens de apoio a ditadura civil militar nas paredes do IFCH.

Casos como esse são um sintoma de uma compreensão autoritária de sociedade, que na história foi construída por uma minoria rica, branca e masculina. A sua maior expressão a nível nacional nos dias de hoje é Jair Bolsonaro, que inúmeras vezes reafirmou seu desejo de fechar o regime, impedindo a auto-organização da classe trabalhadora e dos setores oprimidos.

As pichações não acontecem em qualquer momento, mas sim em ano eleitoral. Esse não é um fato isolado, pelo contrário. E o nosso dever é derrotar nas urnas e nas ruas esse projeto restrito de país que serve apenas a alguns. Elas também demonstram a tentativa criminosa da extrema direita de propagar seus ideais e causar medo em um ambiente que é marcadamente contra toda política fascistas, em defesa de expressões políticas, artísticas, democráticas e de convívio e vivência entre es estudantes.

A comemoração ao golpe civil militar, que deixou milhares de famílias desamparadas por filhas e filhos desaparecidos por resistirem a um dos regimes mais antidemocráticos, corruptos e obscuros da história brasileira, revela também como não ter realizado uma transição democrática, punindo os militares e responsáveis pela manutenção daquele sistema, tem reflexo na atualidade onde os coveiros da ditadura pensam poder manifestar livremente suas ideias criminosas e antidemocráticas.

Nós, seguiremos na luta contra o governo fascista de Bolsonaro e toda manifestação que venha em consonância com o que foi defendido explicitamente ao longo dos últimos anos. Convidamos também todes estudantes do IFCH e da Unicamp a comparecerem na intervenção política chamada pelo CACH, centros acadêmicos e DCE que acontecerá na segunda-feira às 17h30 no IFCH!

Às lutas, como diria Emicida: para que amanha não seja um ontem com um novo nome!


Últimas notícias