Nota de pesar do DCE da Unicamp pelo feminicídio de Mayara Roquetto Valentim
Nota de pesar por Mayara Valentim

Nota de pesar do DCE da Unicamp pelo feminicídio de Mayara Roquetto Valentim

Lamentamos profundamente a perda da nossa colega, e desejamos força e justiça para todos os amigos, familiares e companheiros de curso, que estão sofrendo o luto por Mayara.

DCE Unicamp 19 maio 2022, 11:06

Nesta segunda-feira (16), a comunidade da Unicamp amanheceu com a triste notícia do violento crime que levou à morte a estudante do IB, licencianda em Biologia, Mayara Roquetto Valentim, de 23 anos.

Lamentamos profundamente a perda da nossa colega, e desejamos força e justiça para todos os amigos, familiares e companheiros de curso, que estão sofrendo o luto por Mayara. Nos solidarizamos, e nos colocamos a disposição de todes.

Na tarde desta quarta-feira (18), foi noticiado pelas grandes mídias a prisão do principal suspeito do crime, e aguardamos que a investigação e julgamento persista, até que o responsável seja punido.

Compartilhamos da dor por uma estudante da nossa comunidade ter entrado para a lamentável estatística de feminicídio, que temos visto apenas crescer nos último anos, em especial durante o período do governo de retrocessos, misógino e genocida de Jair Bolsonaro na presidência. Enquanto Diretório Central dos Estudantes, nos posicionamos neste momento de pesar firmemente em defesa da vida das mulheres e contra o patriarcado que empodera práticas violentas de homens misóginos como que o interrompeu a vida de Mayara, e na mesma semana havia atentado contra uma vizinha de pensão, segundo as informações que vêm circulando.

Não nos calaremos mediante às injustiças e à violência que nos tira a chance de ser mulheres verdadeiramente livres. Nossas vozes – as da juventude, das mulheres, da negritude, dos povos indígenas e da população LGBTQIA+ em luta na universidade – serão sempre ouvidas em um só grito: Machistas não passarão. Justiça por Mayara!


Últimas notícias