Sem perdão, nem esquecimento: Bolsonaro deve pagar por seus crimes!
Foto por Dida Sampaio/Estadão

Sem perdão, nem esquecimento: Bolsonaro deve pagar por seus crimes!

Reivindicar que Bolsonaro seja investigado e punido por seus crimes é fundamental para romper com o ciclo de impunidade que atravessa a história do Brasil.

Julia Maia 10 nov 2022, 19:25

Nas urnas, o povo brasileiro já deu o recado: basta de Bolsonaro. Mesmo com suas fábricas de fake news e o uso imoral da máquina pública a seu favor, Jair Bolsonaro foi o primeiro presidente desde a redemocratização que não conseguiu se reeleger. Além de perder a faixa presidencial, a derrota de Bolsonaro também lhe tira algo muito importante: o foro privilegiado.

Há 34 anos na política, Bolsonaro finalmente estará sem mandato e poderá ser investigado e responsabilizado pelos crimes que cometeu. A ficha corrida de Bolsonaro é extensa. Corrupção, envolvimento com milícias, ataques à democracia, prevaricação durante a pandemia da COVID-19 e tantos outros crimes que ainda estão por ser descobertos.

Infelizmente, nosso país é marcado por uma cultura do esquecimento. A todo momento, tenta-se colocar para debaixo dos panos nossas raízes racistas, escravocratas e autoritárias. No Brasil, o fim da escravidão não foi seguido por uma política de reparação histórica ao povo preto e indígena. Não houve justiça. O fim da ditadura de 1964 aconteceu por meio de uma abertura lenta, gradual e segura para militares e torturadores. Também aqui, não houve justiça. Já passou da hora de colocar um ponto final nessa história.

Reivindicar que Bolsonaro seja investigado e punido por seus crimes é fundamental para romper com o ciclo de impunidade que atravessa a história do Brasil. Não podemos anistiar a barbárie, o genocídio, as ameaças autoritárias. Precisamos lutar por justiça para as mais de 688 mil mortes pela COVID no nosso país, das quais no mínimo 400 mil poderiam ter sido evitadas.

De fato, a derrota eleitoral de Bolsonaro foi um gigantesco triunfo democrático. Mas ela ainda é insuficiente diante dos desafios que teremos pela frente. Responsabilizar Bolsonaro por seus crimes é imprescindível para combater também a extrema-direita violenta e neofascista que busca cavar espaço na nossa sociedade. 
Em defesa da vida das mulheres, da negritude, dos povos indígenas, das LGBTs, da juventude e do conjunto da classe trabalhadora, Bolsonaro e seus apoiadores devem pagar por seus crimes. Sem perdão, nem esquecimento. Nossa luta é por justiça!


Últimas notícias