Ocupar as ruas pela prisão dos golpistas!
Foto: Evaristo Sa/AFP/Getty Images

Ocupar as ruas pela prisão dos golpistas!

Nota do Juntos! por uma resposta urgente à invasão dos Três Poderes pelos bolsonaristas

Juntos! 8 jan 2023, 18:50

Os acontecimentos de hoje deixam claro que não há espaço para qualquer tipo de conciliação ou “acordão” com os fascistas. A história brasileira é marcada por episódios de perdão a criminosos, sempre construindo um “amanhã” através de pactuações por cima com o regime derrotado. Assim foi no Estado Novo e na Ditadura Militar. Assim certamente não pode ser agora.

Quando somos nós lutando por direitos na capital federal, há sempre repressão. A invasão aos Três Poderes foi possibilitada pelo Governo do Distrito Federal, que teve como o protagonista o Secretário de Segurança Pública, Anderson Torres. Bolsonarista que foi demitido e precisa ser preso. Ibaneis Rocha, o governador, necessita ser responsabilizado! Assim como todos aqueles envolvidos que por sua omissão permitiram essa ação.

Não é menor a responsabilidade do Governo Federal em não ser firme na atuação contra esses golpistas. Era evidente a movimentação para esse ato deste dia 08. O que aconteceu hoje no país precisa de uma resposta exemplar. Resposta esta que precisa colocar os fascistas no seu devido lugar: queremos a prisão de todos aqueles que estiveram envolvidos nessa tentativa golpista, seja com financiamento, seja pela própria presença. A intervenção federal no Distrito Federal é acertada, mas insuficiente. Qualquer permissividade com esses atos significa a legitimação do que aconteceu em Brasília.

Está claro para nós que a punição desses criminosos precisa da mobilização popular nas ruas para acontecer. Espaços de auto organização dos movimentos sociais precisam ser convocados da forma mais ampla possível para a construção de um grande ato nacional. O PSOL acerta em exigir a instauração de uma CPI no Congresso Nacional e na Câmara Distrital. Para que qualquer resultado saia de alguma instituição, é preciso pressão.

Nós do movimento Juntos!, enquanto juventude antifascista e anticapitalista, fazemos um apelo para a construção dessa resposta nas ruas. Organize a sua indignação conosco! Só a pressão do povo na rua pode garantir que o grito do dia 1º de janeiro se concretize: sem anistia!


Últimas notícias